Evento reunirá bicicleta e poesia nas ruas de Belo Horizonte

0
65

Poesia sobre duas rodas. Esta é a proposta do Bike Sarau, evento que reunirá a bicicleta e a literatura em pleno centro da capital mineira na noite do próximo sábado, dia 30 de abril. Os idealizadores desejam promover o encontro de amantes da magrela com a poesia, num festival de declamações itinerante. “A bicicleta é como um livro. Ela promove uma ‘leitura’ diferente da cidade e abre nossas mentes para perceber o que está à nossa volta. Constrói uma nova consciência. Nesse sentido quisemos reunir dois objetos que provocam nossos sentidos”, declarou o jornalista e ciclista Gil Lima, idealizador do evento, juntamente com a professora e também ciclista Talita Barcelos (foto).

Ele esclarece que não se trata de mais um pedal e sim de uma experiência envolvendo a bicicleta e as palavras em cenários distintos da cidade. No roteiro estão praças e espaços públicos da cidade, partindo da Praça da Estação, passando pela praças Raul Soares e da Liberdade.

“Como meio de transporte ou passeio, a bicicleta nos permite perceber a cidade, ver pessoas e ter sensações que só se passam quando você pedala”, disse Talita. Ela considera que aproveitar um passeio de bicicleta para o prazer da leitura é uma oportunidade nova de aproveitar também os prazeres de uma história, poesia ou conto, que pode levar a novos horizontes ou a uma outra Belo Horizonte, através da diversidade da literatura mineira e nacional.

O evento contará com a participação de poetas mineiros como Reginaldo Sotero, natural de Nova Lima, que está lançando seu primeiro livro, “Sagrado”, produção independente com distribuição gratuita em plataforma digital (e-book).

“O convite para participar do Bike Sarau foi muito bem-vindo por unir em sua proposta a popularização da literatura e do uso consciente da bicicleta como meio de transporte, práticas as quais sou entusiasta. Sou muito grato pelo convite pelo fato do evento acontecer justamente em meio às atividades de lançamento de meu primeiro livro”, declarou o autor.

Como participar

Para participar basta levar sua bicicleta e suas poesias prediletas. “O Bike Sarau é um evento ao ar livre e gratuito e será o primeiro evento de um projeto que promove a bicicleta e os livros em BH”, informa Lima. “O roteiro será tranquilo e calmo como uma poesia. Acho que se fosse determinar que gênero literário que representa a bicicleta na minha opinião é a poesia.”

Ao final do sarau os participantes do passeio serão convidados a conhecer o café pedal e prosa, onde poderão conversar e estender o papo sobre a cidade, as bikes e a literatura.

SERVIÇO

Bike Sarau

Data: sábado, 30 de abril

Horário: 19h

Local: Praça da Estação

Evento no facebook; https://m.facebook.com/events/1148413088554882

Livro “Sagrado”, do poeta Reginaldo Sotero

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here