Sindicato reúne-se com nova direção do Hoje em Dia e apresenta demandas dos jornalistas

0
43

O Sindicato dos Jornalistas reuniu-se nesta terça-feira 23/2 com a nova direção do jornal Hoje em Dia, representada pelo presidente Luciano Resende. A reunião foi solicitada pelo Sindicato para apresentar o passivo trabalhista da empresa e demandas dos jornalistas, a primeira das quais é o atraso no adiantamento do salário, que deveria ter sido pago no dia 20. Além disso, o Sindicato reclamou do atraso de mais uma semana no pagamento do salário de janeiro.

O novo presidente da Edminas S/A alegou problemas técnicos na transferência da empresa e prometeu efetuar o pagamento o mais breve possível. Participou da reunião o ex-vice-presidente da empresa, Antônio Carlos Tardeli.

O Sindicato tratou também dos atrasos nos depósitos do FGTS e do não reajuste do vale-alimentação nos anos anteriores, o que levou o benefício a ficar defasado. Comunicou que o FGTS, que vem sendo descontado dos trabalhadores, mas não depositado pela empresa, é objeto de reclamação trabalhista movida pelo Sindicato, cuja primeira audiência está marcada para esta quinta-feira 25/2.

O novo presidente do Hoje em Dia pediu ao Sindicato que solicitasse o adiamento da audiência, mas o presidente Kerison Lopes não aceitou. Ele argumentou que se trata da primeira audiência e que, se a empresa apresentar uma proposta de solução do problema, nada impede que o Sindicato retire a ação, em qualquer momento.

O Sindicato questionou ainda sobre a mudança da sede do jornal e foi informado de que, pelo menos até o final deste ano, o jornal permanecerá no mesmo endereço, embora o prédio não tenha feito parte da negociação entre o grupo Bel, antigo proprietário, e os novos donos da empresa.

Assembleia

Logo após a reunião, os dirigentes do Sindicato foram à redação e realizaram uma assembleia, na qual repassaram as informações aos jornalistas. O clima entre os profissionais era de apreensão com a mudança de direção e indignação pelos atrasos no salários e FGTS. Os trabalhadores também reclamaram que aqueles que saíram de férias não tiveram seus salários depositados adequadamente.

Diante de tudo disso, a assembleia aprovou dar prazo à empresa até esta quinta-feira para pagamento do adiantamento salarial. Caso ele não seja efetuado, uma assembleia na porta do jornal, na sexta-feira 26/2 decidirá que ações serão feitas para pressionar a empresa.

A decisão da assembleia foi comunicada pelo Sindicato ao ex-vice-presidente Antônio Carlos Tardeli, nomeado pela empresa para atuar como interlocutor junto aos trabalhadores nesse período de transição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here