terça-feira , 30 maio 2023

Gráficos demitidos do Hoje em Dia protestam e salários são pagos

Dezenas de gráficos dispensados pelo jornal Hoje em Dia fizeram um protesto nesta segunda-feira 11/1/16 na sede da empresa. Eles reclamaram o descumprimento do acordo feito na demissão coletiva e exigiam ser recebidos pela direção. O protesto será repetido nesta terça-feira 12/1, a partir das 9h.

Depois de esperarem durante mais de uma hora na porta do prédio, os gráficos resolveram subir até a direção, onde conseguiram ser recebidos pelo diretor-executivo do jornal. Eles cobraram o pagamento dos salários de dezembro, que não foi feito, e o acerto das demissões. O diretor prometeu fazer o pagamento dos salários ainda hoje, mas disse que não tem previsão para o pagamento das rescisões.

“Quando conversaram com o sindicato, antes, ele garantiu que o dinheiro para as demissões estava no bolso, mas agora diz que não tem dinheiro”, disse José Aparecido Ferreira, diretor do Sindicato dos Gráficos.

A pressão deu resultado e a promessa de pagamento dos salários foi cumprida no fim da tarde. Os trabalhadores continuarão a pressionar para receber o acerto das demissões. “Amanhã vamos voltar a protestar na porta do jornal”, anunciou José Aparecido.

O Hoje em Dia encerrou as atividades da sua gráfica e demitiu todos os seus 78 funcionários. A impressão do diário, assim como da Folha Universal, da igreja de Edir Macedo, antigo dono do jornal, passou a ser feita pela Sempre Editora, que publica o concorrente O Tempo.

 

Veja também

ilustracao - robô diante de montanha de dinheiro

Estudo apresenta balanço de disputa das receitas no ambiente digital

Relatório “Remuneração do Jornalismo Pelas Plataformas Digitais”, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), ...

2 comentários

  1. Valdir Fraga Junior

    Toda solidariedade a luta dos trabalhadores gráficos!

    Viva o Dia 7 de Fevereiro dia Nacional da categoria!

    Fraga Jr. – Linotipista – ex preso político.

  2. UNIDOS PELO DIREITO AO TRABALHO E À DIGNIDADE !!! Apoio todos vocês, estão certíssimo em lutar pelos seus direitos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *