Tilden Santiago lança livro de memórias em Contagem

O jornalista Tilden Santiago abraça um novo ofício: a literatura. Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais (1981/1984), ele lança, no dia em que completa 75 anos, o livro de memórias “Sacerdotes na Revolução – Os pobres, Jesus e as igrejas”, na segunda-feira, às 19 horas, na Casa Azul/Centro Cultural de Contagem. Tilden foi também embaixador do Brasil em Cuba, durante o primeiro mandato do presidente Lula, de 2003 a 2007.

A exemplo de “O Grande Inquisidor”, poema idealizado por Ivan, relatado ao irmão Aliocha (pseudônimo usado por nosso autor), homenagem ao romance “Os Irmãos Karamazov”, de Fiódor Dostoiévski, Tilden nos prepara (e batiza) com reveladora narrativa onde o cubano Sardiñas, o colombiano Camilo e o brasileiro Aliocha tinham algo em comum: filósofos e teólogos. Sempre do lado dos pobres, dentro e fora da Igreja, no rumo da Libertação.

São três destinos, três histórias semelhantes de cidadãos que não separavam a vocação sacerdotal e a vocação revolucionária. Eles são fascinados seguidores do ideal revolucionário na institucionalidade legal e na clandestinidade, numa visão de América Latina como Pátria Grande (José Martí); marxistas que adotaram o marxismo como método de análise da realidade, da sociedade, da história; sacerdotes “itinerantes” mais que do “santuário”; anarquistas espiritualistas, rebeldes que souberam mergulhar na mística libertadora e em partidos de luta.

Serviço

Lançamento do livro “Sacerdotes na Revolução – Os pobres, Jesus e as Igrejas, de Tilden Santiago

Data e Horário: Segunda-feira (13/7), das 19 às 21 horas

Local: Casa Azul / Centro Cultural de Contagem – Rua Dr. Cassiano, 130, Centro

Contatos: (31) 9744-5685 / tildensantiago@gmail.com

livro

Veja também

Emissoras educativas mineiras migram da Rede Minas para a TV Cultura de SP

Emissoras de televisão educativas de Minas Gerais lideradas pela Associação Mineira de Rádio e Televisão ...

2 comentários

  1. Marco Antônio Vale Gomes

    Vocês farão um lançamento aí no Sindicato, né?
    Fico aguardando a data.
    Abs
    Marco Antônio

  2. Miriam Marreiro Malina

    Qual editora publicou o livro de Tilden Santiago e onde comprar pela internet…
    Grata…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *