Inscrições para a Comissão de Ética do Sindicato vão até 31 de maio

0
65

As inscrições de candidaturas para a Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais podem ser feitas até o próximo dia 31 de maio. Para isso, os interessados devem se dirigir à Secretaria do Sindicato, apresentar os documentos exigidos e fazer o pedido por escrito em documento próprio. O Sindicato funciona de 9h às 18h, de segunda a sexta-feira.

A Comissão de Ética é formada por cinco membros, sendo três jornalistas sindicalizados e dois representantes de entidades da sociedade civil, todos de ilibada conduta moral e ética. Os mandatos dos eleitos começarão em 1º de julho de 2015 e terminarão em 12 de junho de 2017. A eleição acontecerá no dia 30 de junho, na sede do Sindicato.

Cabe à Comissão de Ética receber, apurar e julgar denúncias de violações da ética jornalística por jornalistas profissionais. Foi compromisso de campanha da atual diretoria, empossada em junho de 2014, reativá-la. “A Comissão de Ética é fundamental para o pleno exercício da profissão”, observa o presidente Kerison Lopes. Ele destaca o fato de a eleição ser feita pelo voto direto dos jornalistas e explica que a comissão atuará com total autonomia e independência, conforme prevê o Estatuto do Sindicato.

Prevista no Artigo 32 do Estatuto, aprovado em 2005, a Comissão de Ética desempenhou papel muito importante a partir daquela data. “Ela recebeu reclamações da sociedade e de jornalistas e atuou de forma punitiva, advertindo por escrito, e educativa, orientando profissionais. Sua principal função é educar, não é julgar”, informa o ex-presidente Aloísio Lopes, integrante da Comissão Eleitoral.

Condições e eleição

Para se candidatar a membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas, o interessado deverá preencher o pedido de inscrição em duas vias e anexar os seguintes documentos: ficha de qualificação, xerox da Carteira de Identidade da Fenaj e comprovante de quitação das obrigações sindicais. Deverá também preencher as seguintes exigências: ser jornalista formado em curso superior com habilitação em Jornalismo ou atender à condição prevista no parágrafo único do Artigo 4º do Decreto n. 83.284/79; estar no exercício da profissão há cinco anos e ser sindicalizado há um ano, no mínimo; estar em dia com suas contribuições sindicais e nunca ter sofrido punição da Comissão de Ética.

A eleição será por voto depositado em urna e poderão votar todos os jornalistas profissionais, independentemente de serem ou não filiados ao Sindicato, desde que apresentem documento que comprove o registro profissional. A votação começará às 9h e terminará às 18h do dia 30 de junho de 2015, terça-feira. Os nomes dos candidatos jornalistas e das entidades da sociedade civil que constarão da cédula serão divulgados antecipadamente pelo Sindicato. Informações e esclarecimentos podem ser obtidos pelo telefone (31) 3224-5011.

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here