Curso ‘Desafios da edição jornalística’ em Itabira: conheça o conteúdo

0
75

O curso “Desafios da edição jornalística”, que a jornalista Patrícia Aranha ministrará em Itabira, no próximo dia 16 de maio, vai abordar aspectos da produção de pauta, escolha de fontes, edição de imagem, acompanhamento da apuração, ferramentas da edição e fechamento. Patrícia Aranha é professora de jornalismo da UFMG e mestre em Comunicação Social, com grande experiência profissional em diversos veículos de comunicação de Belo Horizonte.

Destinado a jornalistas e estudantes de Jornalismo, o curso faz parte do programa Qualificar – Programa de Qualificação Profissional do Sindicato dos Jornalistas. Ele acontecerá de 13h30 às 17h30, no auditório da Universidade Federal de Itabira (Unifei), localizada na Rua Irmã Ivone Drummond, 200, Distrito Industrial II.

As inscrições podem ser feitas pelo email gerencia@sjpmg.org.br, com envio dos seguintes dados: nome completo, endereço de trabalho ou escola de jornalismo e contatos telefônicos. Informações pelo telefone (31) 3224- 5011.

Leia abaixo a ementa do curso.

Curso ‘Desafios da edição jornalística’

Acompanhamento dos processos básicos e das práticas da edição jornalística. Desenvolvimento de reflexão sobre a observação. Aquisição de repertório em nível intermediário de produtos do jornalismo.

Objetivos

O curso pretende qualificar jornalistas para o exercício da edição, detalhando as principais ferramentas utilizadas desde o planejamento, o acompanhamento da apuração e o fechamento de uma matéria. E ainda procura refletir sobre a prática do jornalismo diante de uma nova realidade hipermidiática.

Metodologia

Aula expositiva e estudos de casos.

Estrutura

1 – O editor

1.1 Planejamento – pauta, fontes, apresentação

1.2 Imagem (fotografia, vídeo e infografia)

1.3 Acompanhamento da apuração

1.4 Ferramentas da edição: título, subtítulo e legenda

1.5 O fechamento

Intervalo

2 – Conjuntura

2.1 – Credibilidade e ética

2.2 – Hipermídia e renovação jornalística

Bibliografia

Felippi, Ângela; Soster, Demétrio e Piccinin, Fabiana (Organizadores) – Edição em jornalismo – ensino, teoria e prática – Editora Edunisc, 2009

Pereira Júnior, Luiz Costa – Guia para a edição jornalística, editora Vozes, 2007

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here