Produção de pauta, escolha de fontes, edição de imagem, acompanhamento da apuração, ferramentas da edição e fechamento são alguns dos itens do curso “Desafios da edição jornalística”, que a jornalista Patrícia Aranha ministrará em Governador Valadares no dia 25 de abril, sábado. O curso, uma realização do Sindicato dos Jornalistas, em parceria com a Vale, é gratuito e acontecerá de 13h30 às 17h30, no auditório da Estação Ferroviária (Praça João Paulo Pinheiro, s/n, Centro).
Destinado a jornalistas e estudantes de Jornalismo, o curso faz parte do programa Qualificar – Programa de Qualificação Profissional do Sindicato dos Jornalistas e tem como objetivos qualificar jornalistas para o exercício da edição e propiciar a reflexão sobre a prática do jornalismo na nova realidade hipermidiática. Patrícia Aranha é professora de jornalismo da UFMG e mestre em Comunicação Social, com grande experiência profissional nos principais veículos de comunicação de Belo Horizonte.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail gerencia@sjpmg.org.br, com envio dos seguintes dados: nome completo, endereço de trabalho ou escola de jornalismo e contatos telefônicos. Informações pelo telefone (31) 3224- 5011.
Leia abaixo mais detalhes sobre o curso.
Curso ‘Desafios da edição jornalística’
Professora: Patrícia Aranha – mestre em Comunicação Social pela UFMG
EMENTA
Acompanhamento dos processos básicos e das práticas da edição jornalística. Desenvolvimento de reflexão sobre a observação. Aquisição de repertório em nível intermediário de produtos do jornalismo.
OBJETIVOS
O curso pretende qualificar jornalistas para o exercício da edição, detalhando as principais ferramentas utilizadas desde o planejamento, o acompanhamento da apuração e o fechamento de uma matéria. E ainda procura refletir sobre a prática do jornalismo diante de uma nova realidade hipermidiática.
METODOLOGIA
Aula expositiva e estudos de casos.
ESTRUTURA
1 – O editor
1.1 Planejamento – pauta, fontes, apresentação
1.2 Imagem (fotografia, vídeo e infografia)
1.3 Acompanhamento da apuração
1.4 Ferramentas da edição: título, subtítulo e legenda
1.5 O fechamento
Intervalo
2 – Conjuntura
2.1 – Credibilidade e ética
2.2 – Hipermídia e renovação jornalística
BIBLIOGRAFIA
Felippi, Ângela; Soster, Demétrio e Piccinin, Fabiana (Organizadores) – Edição em jornalismo – ensino, teoria e prática – Editora Edunisc, 2009
Pereira Júnior, Luiz Costa – Guia para a edição jornalística, editora Vozes, 2007
Jornalista é na rua – de gabinete
Prática jornalística e não de meios
Replicar matérias sem apuração – uso dos releases
Desdobrar notícias internacionais e nacionais no conteúdo local
Uso de aspas – falta de informação e cuidados com a credibilidade
Traz pra BH genteeeee!
Por que não realizar, ministrar este curso em Ipatinga? Será de muita utilidade. As pessoas de redação de jornais, radio, Tv e revistas da região, muitos sem formação acadêmica ou profissional, necessitam dessas aulas. Acumular, adquiri novos e mais conhecimentos é sempre bom para todos, no geral.
Por que não trazem esse curso para Montes Claros? aliás, por que não atuam com rigidez em Montes Claros onde, infelizmente quem manda é a classe patronal. Temos jornais em Montes Claros que pagam R$ 788,00 reais a um jornalista. É uma vergonha. E o pior, o sindicato nunca atua aqui. Tem um ano que eu estou tentando fazer com que a empresa desconte 1% do meu salário para eu me sindicalizar, mas ninguém no sindicato preocupa com isso. Fico pagando um porcento de meu salário para o sindicato dos gráficos que nem sei onde fica e acredito que nem a empresa sabe.