A exposição “Deslocamento”, do poeta, artista plástico e jornalista Carlos Barroso, será inaugurada na Casa de Jornalista, em Belo Horizonte, no dia 28 de agosto (segunda-feira), às 19 horas.
Em outubro do ano passado, ainda sob o governo de Jair Bolsonaro, a exposição montada na Galeria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais foi atacada por movimentos e deputados bolsonaristas, o que provocou a interdição da mostra. O episódio de censura teve repercussão em todo o país.
O professor e ensaísta Anelito de Oliveira (UFMG), curador de “Deslocamento”, considera que a agressão à exposição documentou “a barbárie bolsonarista contra a arte e a cultura”, sendo também uma prévia do ataque e depredações de obras de arte promovido por terroristas de extrema-direita, em 8 de janeiro deste ano, em Brasília.
A mostra apresenta cerca de 60 trabalhos de arte e poesia visual – instalações, quadros, objetos, esculturas, ready-mades, LEDs, backligth, vídeo-poemas – de Carlos Barroso, que preside a Casa de Jornalista de Minas.
Além do ato de resistência e repúdio à censura e ao obscurantismo, a nova edição de “Deslocamento” também fará parte do calendário oficial da comemoração do aniversário de 40 anos da CUT (Central Única dos Trabalhadores).
SERVIÇO
Mostra Deslocamento:
Trabalhos do poeta Carlos Barroso
Abertura:
28 de agosto (segunda-feira), às 19 horas.
Onde:
Sindicato/Casa de Jornalista
Avenida Álvares Cabral, 400
Centro – BH – MG
Período:
28 de agosto a 16 de setembro de 2023
Horário:
De segunda a sábado, entre 13 e 19 horas.