Jornalista lança campanha de financiamento para site Radar do Futuro

0
33

Radar do Futuro está no ar há 15 anos. Objetivo da campanha é fortalecer a criação de conteúdos

Há cerca de 15 anos, o jornalista Carlos Teixeira dedica-se a escrever sobre um tema muito específico, o futuro, sobre o qual o jornalismo não se debruça muito, tal é a sua preocupação com os acontecimentos do tempo presente. Carlos é o fundador e editor do site Radar do Futuro, que nestes 15 anos, publicou milhares de conteúdos. São notícias, estudos, reportagens, histórias, relatórios e entrevistas sobre o futuro da sociedade, dos mercados, do ambiente em que vivemos e também sobre o impacto das novas tecnologias.

Para ampliar o Radar do Futuro, Carlos Teixeira, que também integra a diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Minas, está lançado o primeiro projeto de financiamento coletivo do site. “O seu investimento, não importa o valor, vai ser muito importante para a gente gerar novos conteúdos, nos atualizar, produzir e-books, cursos, newsletter e podcast, além de realizar novas entrevistas e estudos sobre futuros”, explica Carlos Teixeira.

O link para doações é https://apoia.se/radardofuturo

Um pouco sobre o passado

Desde 2010, o mundo passou por inúmeras transformações, a começar, segundo Carlos Teixeira, pela forma como as pessoas se conectavam, compartilhavam informações e se relacionavam. Naquele ano, as redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram, apenas começavam a fazer parte do cotidiano de milhões de pessoas. Nessa mesma época, as pessoas deixavam de comprar softwares para conviver com aplicativos nas nuvens.

Os últimos anos, foram, segundo o editor do Radar do Futuro, de transformações exponenciais. Na política, em crises econômicas e nas questões ambientais. Na saúde, a pandemia abriu as portas para fenômenos extremos.  “Neste período, nós convivemos com a aceleração de tudo. A tecnologia empurrou revoluções, com destaque para a inteligência artificial, crise climática, incertezas econômicas e radicalização política. 

É nesse cenário que, segundo Carlos Teixeira, se insere o Radar do Futuro. “Nós acompanhamos com o propósito de ajudar as pessoas a entender os impactos, aproveitar oportunidades, reduzir as ameaças e ampliar o conhecimento. A gente também apresenta conceitos sobre como antecipar tendências e escrever histórias sobre futuros. E também a enxergar utopias e distopias”, afirma Carlos Teixeira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here