SJPMG e Casa de Jornalista exibem documentário e realizam debate sobre ditadura militar e direitos humanos

0
464

No próximo dia 1º de abril, terça-feira, data que marca os 61 anos do golpe militar, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e a Casa de Jornalista apresentam o documentário “Carta de Linhares: a tortura revelada”, em ato de protesto contra a ditadura militar e em defesa dos direitos humanos.

Produzido pela M3 Vídeo, o documentário traz depoimentos e bastidores do documento, revelado em 1969, com denúncias sobre a prática de tortura pela ditadura militar brasileira. Assinaram a Carta de Linhares 12 jovens militantes do Comando da Libertação Nacional (Colina) presos em Belo Horizonte e que, depois de passarem pelos porões do DOPS, foram levados para a Penitenciária de Linhares, em Juiz de Fora.

A exibição do filme será seguida de debate sobre o golpe militar que jogou o país em 21 anos de trevas, com torturas, assassinatos e censura à Imprensa, entre outras mazelas. A mesa contará com a presidenta do Sindicato dos Jornalistas, Lina Rocha; do médico e ex-preso político Jorge Nahas, um dos signatários da Carta; do jornalista e cineasta Marcelo Passos, diretor do documentário; do professor de história da UFMG, André Luan; e do jornalista Pablo Matta Machado, diretor do Sindicato dos Jornalistas.

O evento acontecerá na terça-feira, 1 de abril, às 19h, na sede das entidades, na avenida Álvares Cabral, 400, Centro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here