Roteiro: planejamento de pautas jornalísticas

0
435

Acompanhe o passo a passo para o planejamento de suas pautas jornalísticas

O QUE É 

Pauta, no jargão jornalístico, é o roteiro para a preparação e organização das informações e dados destinados ao levantamento de informações para a  criação e  produção de conteúdos jornalísticos, artigos, entrevistas, vídeos, podcasts etc

A QUEM INTERESSA

Aos profissionais envolvidos com a produção de conteúdos, que julguem necessário um roteiro para o processo de organização das ideias

DESCRIÇÃO

Pautas de produção de informações envolvem a organização e definição do assunto a ser tratado pelo jornalista ou criadores de conteúdos no formato de textos, vídeos e podcasts. Inclui a delimitação da ideia, dos objetivos, justificativas, públicos prioritários e questões-chave. Além da identificação das fontes que vão fornecer dados, informações e conhecimentos que fundamentam a produção final dos conteúdos. .

APLICAÇÕES

  • Organização e produção de textos jornalísticos – matérias, reportagens, notas, colunas especializadas etc
  • Produção de documentários, estudos, análises especiais
  • Criação de conteúdos para podcasts, vídeos para YouTube e redes sociais

POR QUE IMPORTA

  • O roteiro envolvido no  levantamento das informações relacionadas com o assunto favorece a organização mental de quem vai produzir conteúdos, ao possibilitar a melhor delimitação dos objetivos. 
  • O compartilhamento de documentos possibilita a articulação de ideias entre participantes no desenvolvimento das ideias.  

PASSO A PASSO

Definição: o que vamos produzir

Assunto

Defina, resumidamente, o assunto, a ideia ou problema que inspira a produção e criação do conteúdo de interesse de seu público. 

Mídia

Identifique para qual veículo de comunicação você está produzindo o seu conteúdo, caso você seja um free lancer, por exemplo. 

Editoria/seção

Identifique a área temática da mídia para onde será destinado o conteúdo a ser produzido  

Tipo de conteúdo

Defina o formato do conteúdo, ou seja, se será um texto, como uma matéria, artigo, grande reportagem ou nota, um vídeo, documentário, um áudio para podcast etc

Tamanho

Faça uma estimativa sobre o tamanho do conteúdo, seja em caracteres, laudas, número de páginas, minutos etc  

Prazo

Defina o tempo necessário para a produção do conteúdo ou a data de publicação, se for o caso

Delimitação

Justificativas/contextualização

Por que o assunto interessa? Há um fato gerador da ideia ou foi um insight de algo novo? Ou é uma proposta de nova abordagem sobre algo que já tem informações publicadas?

Objetivo geral

O que se pretende alcançar? Descreva a visão geral sobre o que será o “produto” final do processo de levantamento de informações e produção de conteúdo

Objetivos específicos

Detalhe os conteúdos que ampliam o conhecimento sobre a informação a ser desenvolvida

Preparação: levante algumas questões ou dados

Questões-chave

Levante perguntas ou palavras-chave úteis para o desenvolvimento das ideias envolvidas 

Indicadores-chave

Identifique números, estatísticas ou dados relevantes capazes de contribuir para a produção do conteúdo final

Fontes de informações

Identifique quais instituições, especialistas ou documentos fornecem informações de qualidade para a produção dos conteúdos 

Levantamento de acontecimentos

Linha do tempo

Personagens – movimentos

Planilha de apoio: clique para acessar a planilha que desenvolvemos para ajudar a você organizar as informações

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here