O Bloco do Pescoção, formado por jornalistas e aberto aos foliões, vai sair pelo quarto ano consecutivo na terça-feira de carnaval, 13/2. A concentração começa às 13h, em frente à Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro). A expectativa é que o bloco reúna 5 mil foliões.
Este ano, o Bloco do Pescoção vai prestigiar a música instrumental de carnaval, com o Baile do Pretinho, que promete uma apresentação empolgante, vibrante e dançante. Pensado e criado pelo premiado Warley Henrique, artista mineiro que já dividiu palcos com grandes nomes nacionais, o show mescla estilos da música popular brasileira como o forró, samba, congado, frevo, samba rock e funk.
A banda será composta por Warley Henrique (cavaquinho), Ramon braga (bateria), Aloizio Horta (baixo), Samy Erick (guitarra, violão), Robson Batata (percussão), Alaécio Martins (trombone) e Juventino (trompete).
Manu Dias e companhia comandarão a outra parte da festa, com a mesma fórmula que conquistou a simpatia dos foliões nos três primeiros anos: execução de músicas de carnaval (marchinhas, sambas, frevos, samba-enredo, afoxé etc.).
O Bloco do Pescoção conta também com a participação especial de alguns ícones do samba: Mandruvá, Marcelo Roxo e Mário Emílio Moura.
A parceria com o Núcleo de Estudos de Cultura Popular foi mantida, garantindo a base para formação dos naipes, que ganham o reforço dos jornalistas que tocam em outros blocos da cidade, como Baiana Ozadas e Samba Queixinho.
Camisa 2018
A arte da camisa de 2018 é assinada pelo Alves, um dos cartunistas mais premiados do Brasil, vencedor dos principais salões de humor do país. Natural de Itabira, Alves publicou seus trabalhos nos jornais Estado de Minas, O Tempo, Jornal do Brasil, Diário da Tarde, Super Notícias, Hoje em Dia e Pasquim 21; trabalhou como roteirista dos estúdios Maurício de Sousa e da revista MAD; atualmente publica charges e ilustrações na Folha de S. Paulo e no Le Monde Diplomatique Brasil.
Campanha contra assédio
O Bloco do Pescoção tem compromisso com a cidadania, a tolerância e a diversidade. É um dos 11 blocos que participam de uma campanha educativa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Em parceria com o Tchanzinho Zona Norte, o Bloco do Pescoção fará campanha contra o tema assédio sexual, que será veiculada nas rádios e nas redes sociais.
O bloco também conta com o apoio da Casa do Jornalista, Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Bar do João e da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur.
SERVIÇO
Desfile do Bloco do Pescoção
Data: terça-feira de carnaval, 13/2
Horário: 13h – Concentração
Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro)
Informações: (31) 9-9916-588
Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/146662062800802/
[1/2/18]