Diários Associados mantêm desrespeito aos direitos dos trabalhadores

1
186
diarios associados desrespeitam direitos dos trabalhadores
diarios associados desrespeitam direitos dos trabalhadores

Trabalhadores dos Diários Associados (TV Alterosa, Estado de Minas e Aqui ) não receberam hoje (30/11) a primeira parcela do décimo terceiro e muitos seguem sem o salário do mês de outubro, repetindo a novela que se arrasta desde 2014, com o descumprimento, por parte do grupo de mídia, de praticamente todos os direitos trabalhistas.

diarios associados desrespeitam direitos dos trabalhadores
Diarios Associados continuam a desrespeitar direitos dos trabalhadores

A empresa não paga abono de 30% de férias. Ou seja, o trabalhador sai para o descanso anual merecido, não recebe seus direitos e quando vai questionar o RH, chega a ser informado que lá não se paga mais esse direito. O FGTS não pode ser usado para abater compra de imóvel, pois não é recolhido regularmente desde 2014.

Quando o trabalhador é demitido, também não recebe no ato os valores devidos e nem a multa de 40% sobre o fundo, trazendo enorme prejuízo para quem precisa desse recurso para sobreviver até arrumar novo emprego. Os aposentados ou portadores de doenças graves que têm direito a sacar o FGTS também não têm seus direitos respeitados.

Além disso tudo e dos atrasos recorrentes, em 2016, o grupo reduziu ilegalmente em 30% os salários sob alegação de que esse corte era necessário para que todos os outros direitos trabalhistas fossem cumpridos, o que nunca aconteceu. Os sindicatos que representam os trabalhadores estimam que as dívidas da empresa, somente com ações coletivas que cobram esses direitos, já alcancem a cifra de cerca de R$ 60 milhões. Os sindicatos pediram ao Ministério Público do Trabalho (MPT) que abra um inquérito para acompanhar o desrespeito aos direitos de cerca de mil trabalhadores e suas famílias. Um ato será feito na sede do grupo e também na porta do MPT

 

1 COMMENT

  1. Trabalhei no jornal estado de minas na área de expedição foi mandado embora no final de 2016 eu era auxiliar de expedição meu nome e Alexsander Cleyton dos Santos Freitas Alves até hoje não recebi o valor de ticket que tá em atraso

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here