A equipe da Rede Minas de Televisão conquistou o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Jornalismo em Seguros 2020, na categoria audiovisual. A premiação foi anunciada em cerimônia virtual no dia 29/4.
A série de reportagens premiada foi “O Novo Seguro: Garantia na Incerteza”, veiculada em dezembro do ano passado no Jornal Minas. As três reportagens abordaram o impacto da pandemia de Covid-19 no mercado de seguros. A ânsia por proteção, em um momento tão incerto, alavancou a venda de pacotes e o trabalho das corretoras. O setor que já vinha personalizando produtos e serviços, teve que se tornar ainda mais acessível e, devido ao aquecimento nas vendas, criou oportunidades de emprego. A série também mostrou a relação desse mercado com o financiamento de serviços públicos.
Com imagens de Bruno Lima, produção e reportagem de Laura Zschaber, edição de imagem de Bruna Cevidanes e edição de texto de Aline Scarponi, o Novo Seguro: garantia na incerteza concorreu com mais de 500 trabalhos. O prêmio é realizado em conjunto pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (FENACOR) e a Escola Nacional de Seguros (ENS), com o apoio institucional da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).
“Essa série foi desenvolvida com muito carinho e dedicação por cada um de nós e o prêmio vem para reforçar que o trabalho feito de forma coletiva rende frutos importantes. Ficamos muito felizes em levar mais essa conquista para a nossa TV Pública”, disse Laura Zschaber.
A série premiada ouviu especialistas do mercado de seguros, corretoras, segurados e startups, mostrando que a pandemia mudou a percepção das pessoas em relação aos cuidados com a saúde, a casa e os bens e o mercado estava pronto para atender essa demanda com eficiência e inovação.
“O prêmio vem em um momento muito importante, em que o valor da imprensa, do jornalismo bem apurado e do compromisso com a verdade têm sofrido ataques constantes. Além disso, reforça a qualidade do trabalho desenvolvido por um TV Pública com reconhecimento nacional”, afirmou Aline Scarponi.