SJPMG lamenta falecimento de Wilson Miranda

O SJPMG lamenta o falecimento do jornalista Wilson Miranda (foto), ocorrido na quarta-feira 13/1. Wilson Miranda foi presidente da Associação Mineira de Imprensa (AMI) de 2005 a 2020. Na sua longa carreira profissional, trabalhou em jornais, revistas e televisão, em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, principalmente como produtor, durante 37 anos, na Rede Globo.

Wilson Miranda começou sua carreira na Folha de Minas, em 1956. Foi diretor regional da revista TV Guia, em 1957; colunista e articulista dos jornais Binômio, Diário de Minas, Jornal de Minas, Jornal Segurança, Última Hora, Diário de Notícias e Correio da Manhã (Rio de Janeiro), entre 1958 a 1962. Foi também criador e produtor do prêmio “Melhores do Rádio e Televisão”, em 1963 e 1964; coordenador de programas da TV Itacolomi no mesmo período; produtor de programas da TV Record e TV Rio, entre eles Show Sem Limites, Rio Hit Parade, Carlos Imperial, Moacir Franco Show, Jovem Guarda e Festival da Canção Popular, em 1964 e 1965; produtor de programas culturais da Rede Globo, de 1965 a 2002, entre eles o Festival Internacional da Canção, Buzina do Chacrinha, Discoteca do Chacrinha, além de editor regional do programa TV Mulher, Especial Bibi Ferreira (1977/1978/1979) e Musical MPB Shell.

Foi também produtor das minisséries Grande Sertão Veredas, Memorial de Maria Moura e Hilda Furacão (gravados em Minas Gerais) e do Show Amigos da TV Globo, no Mineirinho; produtor do Festival Canta Minas, Xuxa Especial, Especial Milton Nascimento, Travessia e Especial Roberto Carlos; produtor do Fantástico Mundo da Criança (Parque das Mangabeiras).

Foi ainda administrador do Espaço Cultural da AMI de 1996 a 1998, como diretor Cultural.

 

[15/1/21]

 

Veja também

Jornalista Alison Pitangueira e poeta Nathália Ferreira lançam site sobre música e poesia para aproximar público da MPB

“Tudo era apenas uma brincadeira, e foi crescendo, crescendo”, foi assim como nos versos do ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *