Mais mulheres progressistas nas Câmaras de Vereadores: debate com candidatas nesta sexta 30/10

0
61

O movimento feminista mineiro Quem Ama Não Mata (QANM) lançou a campanha “Vote Mulher: Feministas & Progressistas” a favor da eleição de mais mulheres nas Câmaras de Vereadores na eleição deste ano.  Dois debates com candidatas à vereança já estão programados, o primeiro deles nesta sexta-feira 30/10, às 19h, pelo YouTube e pelo Facebook do QANM.

Levantamento feito pelo QANM mostra que o Brasil é um dos países com menor representatividade feminina na política. Mulheres são 54% da população de Belo Horizonte e menos de 10% na Câmara Municipal: apenas 4 vereadoras entre as 41 cadeiras. Das 1.549 candidaturas à vereança na capital mineira, em 2020, menos de um terço é de mulheres.

Os obstáculos são muitos, há resistência dentro da família e no ambiente cultural, a ideologia dominante afirma que lugar de mulher não é na política. As candidatas que participarão do debate do QANM enfrentaram os entraves e agora são candidatas ao legislativo municipal e à Prefeitura de BH.

Participam do primeiro debate as candidatas Adriana Araújo (PSB), Sônia Lansky (PT), Adriana Buzelin (PV) e Poliana Souza (UP). O critério de escolha das participantes foi pertencer ao campo progressista e democrático: ser contra toda forma de violência à mulher, a favor da melhoria de condições vida dos mais vulneráveis, pobres, LGBTQI, indígenas, idosos e animais, defender o meio ambiente.

O primeiro debate terá como tema “Novas vozes femininas na cena política de BH” e mediação das jornalistas Mirian Chrystus e Valéria Said, integrantes do QANM. O encontro é uma parceria com o Instituto de Estudos do Desenvolvimento Sustentável (Ieds).

(Informações do QANM.)

 

[28/10/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here