Diário de Pernambuco desativa gráfica e demite trabalhadores

0
49

Em apenas um dia, o primeiro de outubro, a empresa desligou 26 trabalhadores: dois jornalistas e 24 gráficos. Com a canetada, a empresa deu fim a uma das mais importantes gráficas do estado.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público manifestar irrestrita solidariedade aos jornalistas e demais trabalhadores demitidos pela diretoria do Diario de Pernambuco (DP). Em apenas um dia, o primeiro de outubro, desligou 26 trabalhadores: dois jornalistas e 24 gráficos. Com a canetada, a empresa deu fim a uma das mais importantes gráficas do estado.

Ao mesmo tempo, o Sinjope e a Fenaj mostram-se preocupados com a decisão da empresa que, sob o argumento de redução de custos, impôs medidas arbitrárias de demitir, em plena vigência da estabilidade da Medida Provisória 936, jornalistas profissionais talentosos e com larga experiência no mercado de trabalho.

Por sua vez, outros profissionais não suportaram os constantes atrasos de salários e pediram desligamento da empresa. Três deixaram o Diario de Pernambuco desta forma desde meados de setembro e outros estão em processo de negociação para o desligamento.

Em virtude da incompetência administrativa e financeira de seus atuais gestores, bem como o acúmulo de decisões atabalhoadas e desrespeitosas em relação aos trabalhadores de gestões anteriores, o DP não paga de imediato os salários do mês trabalhado das pessoas desligadas, bem como, férias, décimo terceiro salário e outros direitos trabalhistas, como o recolhimento do FGTS e a multa dos 40%. Quase tudo tem que ser buscado na Justiça pelos demitidos.

Clique AQUI para ler a íntegra.

(Publicado pela Fenaj.)

 

[5/10/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here