Cursos de Jornalismo da PUC Minas realizam o 2º JFest, com profissionais de renome internacional

0
54

Os cursos de Jornalismo da PUC Minas realizam no dia 21 de outubro o 2º J Fest, evento anual que reúne profissionais e pesquisadores para discutir questões e desafios contemporâneos do fazer jornalístico, além de debater temas emergentes, cujo entendimento é fundamental para o Jornalismo e jornalistas em formação.

O evento é gratuito, sem fins lucrativos, aberto ao público externo e será transmitido por streaming pelo canal do YouTube da FCA PUC Minas.

Excepcionalmente neste ano, em decorrência da pandemia, o evento se realizará sob a forma pocket, concentrado em apenas um dia.

Após a exposição de cada convidado haverá 30 minutos para perguntas do público que participar pelo chat do Youtube. A programação completa está disponível no Instagram dos cursos (@jornalismopuc) ou no saite da Faculdade de Comunicação e Artes (fca.pucminas.br).

Programação

ABERTURA 8h30 às 9h45 – Lançamento do livro “A máquina do ódio: notas de uma repórter sobre fake news e violência digital”, com Patrícia Campos Mello (Folha de S. Paulo). A partir de 2018, a jornalista fez uma série de matérias sobre disparos em massa de WhatsApp e outras estratégias de desinformação no Brasil, que levaram a quatro investigações eleitorais e a mudanças das regras do Tribunal Superior Eleitoral, que passou a proibir os disparos.

10h às 11h30 – MESA 1 – Tendências do jornalismo em podcast, com Ivan Mizanzuk (Projeto Humanos, Anticast) e Mage Flores (Café da Manhã – Folha)

14h às 15h30 – MESA 2 – Jornalismo colaborativo e novas configurações do trabalho, com Carolina Monteiro (Projeto Reload e Marco Zero Conteúdo) e Joana Suarez (Redação Virtual)

16h às 17h30 – MESA 3 – Cobertura do meio ambiente no Brasil: há luz no fim do túnel?, com Bernardo Esteves (Revista Piauí, A Terra é redonda) e Leandro Barbosa (The Intercept Brasil e Projeto Solos)

19h às 20h30 – MESA 4 – Jornalismo e eleições: perspectivas para o combate à desinformação, com Cristina Tardáguila (International Fact-checking Network – EUA) e Sérgio Ludtke (Projeto Comprova)

21h às 22h30 – MESA 5 – Jornalismo, dados e o debate sobre gênero, com Helena Bertho (AzMina) e Giulliana Bianconi (Gênero e Número)

 

[19/10/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here