Blog da jornalista mineira Sulamita Esteliam completa 10 anos

1
278

O A Tal Mineira chega aos 10 anos neste 11 de setembro

Por Sulamita Esteliam

O A Tal Mineira completa 10 anos neste 11 de setembro, de cara nova. Uma forma de celebrar o novo ciclo e agradecer você pelo acesso, diário ou eventual, ao longo dessa década de atividade.

Aqui, quem frequenta sabe, é um buncker. O blogue tem lado, nem se preocupe! É o lado da luta por uma sociedade mais justa, pelas liberdades democráticas, por justiça e pelo direito à cidadania. Trincheira de resistência contra o arbítrio e a injustiça.

O A Tal Mineira nasceu “sujo” e assim permanece. É micro, um pontinho na constelação da blogosfera progressista, que se aglutina em torno do Barão de Itararé, o Centro de Estudos de Mídia Alternativa, baseado na capital paulista.

Mas nasceu para somar, e veio para ficar. Desistir até já passou pela minha cabeça, mas tratei de espanar a sombra. Desistência não é palavra que consta da minha cartilha.

A caricatura do banner é um presente do queridíssimo, e premiadíssimo, cartunista Cau Gomez, que eu chamo de garoto. Ele tinha 15 anos quando o conheci, lá na nossa Macondo, Beagá – um talento em busca de espaço para se expandir.

Hoje Cau é artista premiado no Brasil e no mundo, premiadíssimo. Para mim, continua garoto, e é com o olhar generoso, de garoto, que ele desenhou esta velha escriba.

É prata da casa o selo comemorativo dos 10 anos anos e a montagem do banner. Artes da minha caçula, Bárbara Esteliam, que maneja o branding com graça e leveza, embora não o pratique profissionalmente. Escolhas que só posso respeitar.

O novo formato tem mão e técnica de Carlos Freire, o Cajá, velho companheiro de trabalho ao longo de década e meia no Recife. Após bom tempo na atividade dublê de botequeiro e incentivador cultural, agora retoma funções de webmaster e design.

Ao trio, minha gratidão.

 

A Tal Mineira 10 anos, sempre em boa companhia. Obrigada!

Por Sulamita Esteliam

Compartilho o carinho de gente que nos honra com o acesso e o estímulo ao longo dessa década, e que atendeu ao pedido de comentário sobre os 10 Anos do A Tal Mineira.

Exageros à parte, há reconhecimento do que nos inspira. Prova de que a energia que nos move flui e encontra eco em muitas cabeças e corações.

Gratidão a cada uma e cada um de vocês – aqui, lá, acolá e alhures.

“O blogue da Sulamita, aquela tal mineira mais pernambucana da Terra Brasilis, mantém a mesma conhecida disposição para informar e resistir, mas deu um salto duplo carpado no lado técnico e estético. Uma retomada de fôlego, pois a luta que se anuncia pedirá de nós mais do que se imagina. Parabéns, querida amiga, e estamos por aqui. Nessa Beagá que te pertence.”
Paulinho Saturnino Figueiredo, sociólogo, professor aposentado, ex-diretor da Fafich/UFMG/Belo Horizonte/MG

“Uma década parece pouco, assim dito. Mas são dez anos. Dez anos em que atalmineira informa e faz refletir, como poucos do gênero tão povoado de quase nada. Parabéns. Obrigado por ser parcial em favor da democracia e da justiça.”
Eutrópio Édipo, cronista e professor inglês/Olinda-PE

“A jornalista Sulamita Esteliam, minha amiga Sula, foi seduzida pelos encantos do Nordeste e decidiu, anos atrás, deixar as montanhas mineiras. Em terras nordestinas, criou o blogue A Tal Mineira, onde exerce com maestria o seu ofício. E a brisa, a luminosidade, a cultura da região parece que deixaram sua pena ainda mais afiada.

Com um texto sempre primoroso, Sula escreve sobre política (muito necessários nesses tempos tenebrosos), economia, direitos humanos e sobre o que lhe der na telha. Afinal, o espaço é dela!

Pois o A Tal Mineira está completando 10 anos de vida e merece muitos aplausos. E na data, quem ganha presente somos nós, os leitores. O blogue ganhou novo design e ficou ainda mais atraente, bonito, muito amigável para quem acessa pelo smartphone mais fácil de ler.

Sula, parabéns pelos 10 anos do A Tal Mineira, muitas décadas de vida, e parabéns pelo seu trabalho. Que, por muitos e muitos anos sejamos brindados com o rico conteúdo que você nos oferece.”
Ricardo Campos, jornalista, editor do Boas-Novas MG e colunista do Além do Fato, ambos nas Alterosas das Gerais.

“Parabéns para “A Tal Mineira” pelos seus dez anos de vida política, literária e por que não diversão? A informação fidedigna, com a qualidade e competência da mineirinha Sulamita. Que A Tal Mineira nos presenteie com mais décadas de existência.”
Adauto Beserra, veterinário e bancário aposentado do Banco do Brasil/Recife-PE

“Vida longa para A Tal Mineira. Reflete bem o que a Sulamita sempre foi: uma jornalista combativa, corajosa, intransigentemente do lado de quem luta contras as mazelas crônicas deste país, como a imensa desigualdade econômica, política e social.”
Jurani Garcia, jornalista e compositor/Belo Horizonte-MG

“O blog atalmineira é ótimo pelos motivos que exponho a seguir: é politicamente progressista; muito bem estruturado, com os assuntos muito bem distribuídos; aborda assuntos atuais e de grande relevância, tais como economia, política e comunicação; o visual é agradável; as matérias publicadas são selecionadas por uma escritora e jornalista experiente e de alto nível, fato este que se reflete na seriedade, rigor e bom gosto do blog.”
Nilton Ferreira de Queiroz, geólogo/Recife-PE

“O que me trouxe ao blog dessa tal mineira pernambucanizada foi a poesia.

Ouvi um de seus poemas declamado durante um evento no Dia Internacional da Mulher na faculdade onde estudei Letras, e aquele verso “Berro meu M de mulher” bateu forte na alma. Foi conexão total.

À época, início dos anos 2000, a internet ainda estava pouco acessível. Guardei o poema e anos depois a encontrei na rede. Sulamita me respondeu. Nos tornamos blogueiras amigas virtuais. E não poderia ser diferente.

A sua poesia me levou a ler seus textos políticos, sua crítica. Diálogo impossível de desvincular. Até em suas crônicas bebemos da poesia. Refletimos sobre o país e nosso papel transformador.

Alegro-me pela energia que Sula emprega no blog e na partilha com que nos presenteia.

Vida longa ao blog e à sua criadora, essa Tal Mineira, Sulamita Esteliam!”
Márcia Maracajá, poeta, escritora, atriz, performer e professora – Recife/PE.

Clique AQUI e AQUI para ler a íntegra no blog A Tal Mineira.

(Caricatura: Cau Gomez. Selo dos 10 anos do blog: Bárbara Esteliam, publicitária e filha da Sulamita.)

 

[14/9/20]

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here