Agência de comunicação popular é lançada na Argentina em parceria com Brasil de Fato

0
47

Um novo portal de jornalismo, a Agência Rede Global, ARGMedios, está sendo lançado nesta sexta-feira 11/9 na Argentina. O objetivo, segundo afirma seu editorial, é “promover uma agenda alternativa, tendo a informação como um direito e não como um bem negociável”. O semanário brasileiro Brasil de Fato é um dos parceiros do novo portal.

O novo meio argentino considera que nasce em um contexto de “crise civilizacional”, na qual busca articular uma lógica colaborativa, em rede com outras experiências de comunicação, tanto na Argentina quanto ao redor do mundo.

O editorial do portal reforça a necessidade de democratizar a informação e a comunicação através da prática, em que suas e seus colaboradores ao redor do mundo têm um papel fundamental.

“Filhos e filhas de uma democracia imperfeita, queremos contribuir para a correção de suas carências no território que nos convoca. Conhecemos em primeira mão as dificuldades das mídias alternativas para atingir o grande público, o que é uma preocupação válida e não deve se perder na busca de fazer mais e melhor jornalismo”.

A cobertura jornalística que a ARGMedios propõe está voltada para uma visão popular com ênfase nos países do sul global, como diz seu editorial, em contraposição à lógica que marca os meios de comunicação hegemônicos e empresariais:

“[Estamos] cientes da existência de vivências e noticiários que transcendem a ideia de ‘comunidade internacional’, monopolizada em geral por um punhado de nações dominantes no noticiário”.

Com colaboradores em diversas partes do mundo, o meio propõe, ainda, uma diversidade de formatos, em conteúdo e mídia, passando pelo audiovisual, artes gráficas e rádio.

O projeto recém-lançado tem como base a potente história do jornalismo comprometido com as lutas populares, na qual se insere o jornalista e escritor argentino Rodolfo Walsh, autor do livro Operação Massacre e assassinado pela ditadura militar argentina dos anos 1970.

O legado do autor é reconhecido como uma das principais referências da ARGMedios para reafirmar a importância de um jornalismo que combina “veracidade informacional, rigor analítico, compromisso social e qualidade narrativa”.

Clique AQUI para ler a íntegra no Brasil de Fato.

Veja o primeiro vídeo da ARGMedios:

[11/9/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here