Abraji abre inscrições para 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

0
47

Estão abertas as inscrições para o 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Ele será realizado virtualmente, nos dias 11 e 12 de setembro. Em razão das crises sanitária e econômica, haverá a possibilidade de inscrição gratuita, mas os participantes serão convidados a doar qualquer valor para fortalecer o trabalho da Abraji. Clique AQUI para se inscrever.

Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji reuniu, em 2019, mais de 1.200 pessoas. Com o formato virtual, espera-se ampliar o número de participantes de várias regiões do país.

Dois outros eventos paralelos fazem parte da programação: o 7º Seminário de Pesquisa, no dia10/9, que discutirá pesquisas acadêmicas sobre jornalismo investigativo, e o 2º Domingo de Dados, dia 13/9, maratona de cursos de jornalismo de dados.

As inscrições para esses eventos paralelos, que contam com participantes internacionais, serão abertas nesta quinta-feira 13/8.

Convidados

Este ano estão confirmadas as participações de ao menos 15 convidados internacionais para os dois dias do congresso, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times especializada em cobrir questões raciais e que lançou o projeto 1619, iniciativa multimídia em que faz uma revisão da história da escravidão nos Estados Unidos.

Entre os palestrantes e debatedores confirmados estão Jason Stanley, autor de Como Funciona o Fascismo – A Política do “Nós” e “Eles”; Craig Silverman, do BuzzFeed do Canadá, um dos maiores especialistas em desinformação; Neena Kapur, especialista em doxing (exposição de dados pessoais na internet) do New York Times; Cécile Prieur, responsável pela equipe de inovação do Le Monde; Sally Lehrman, do Trust Project; Meera Selva, diretora do programa de bolsas do Reuters Institute for the Study of Journalism; e Jeff Jarvis, diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism da City University of New York e autor de “O que o Google faria?”.

Entre os jornalistas que atuam em grandes veículos brasileiros estão Maiá Menezes, Sônia Bridi, Fernando Rodrigues, Flavia Lima, Renato Aroeira, Eugênio Bucci e Patricia Campos Mello.

(Informações da Abraji.)

 

[12/8/20]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here