Os Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas do DF, RJ e SP manifestam-se contrários à qualificação da EBC no programa de privatizações do governo federal. Defendem o caráter público da empresa e seu papel fundamental para atender o direito à informação do povo brasileiro no âmbito da comunicação estatal (canais e programas do Executivo, Legislativo e Judiciário) e da comunicação pública (serviço noticioso com independência editorial, critérios não comerciais e abordagem de temas de interesse público, social e cultural).
Os seis sindicatos pretendem manter a sua articulação para organizar internamente à empresa o diálogo e o engajamento dos trabalhadores na campanha contra a privatização da EBC, em defesa da comunicação pública, já expressa no âmbito da Frente em Defesa da EBC e da Comunicação Pública.
Os sindicatos do DF e de SP também manifestam seu apoio à “campanha em defesa da vida, de uma EBC pública, dos empregos, salários e direitos de seus funcionários”, desenvolvida pelos sindicatos do Rio de Janeiro, com a comissão de funcionários, por decisão da plenária de trabalhadores da EBC-RJ.
(Publicado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.)
[9/6/20]