O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais informa a categoria que as eleições para a nova direção do SJPMG para o triênio 2020/2023 serão realizadas de 27 a 29 de maio e por meio eletrônico.
O adiamento da votação – marcada anteriormente para 11 a 13 de maio – e a adoção do meio eletrônico foram aprovados por 5 votos a 1 entre os seis integrantes da Junta Eleitoral formada para a normatização das eleições.
A decisão foi tomada com base nas limitações impostas pela pandemia da covid-19 e das novas normas de segurança sanitária. E tem o respaldo do artigo 66 do Estatuto do SJPMG, que prevê, em seu parágrafo segundo, o processamento de votação por meio eletrônico, cujos critérios devem ser discutidos e avaliados pelas chapas concorrentes.
Por outro lado, o artigo 66 do Estatuto, em seu parágrafo 3º, confere à Junta Eleitoral autonomia para dirimir questões que possam confrontar com as regras preestabelecidas no mesmo. “Em havendo a votação por meio eletrônico, a Junta Eleitoral expedirá normas necessárias para adaptação ou substituição das disposições contidas neste Estatuto, que conflitem com os procedimentos a serem adotados”, diz o texto.
Mais detalhes sobre o mecanismo para a votação eletrônica serão informados à categoria em breve.
Duas chapas estão inscritas para a disputa da direção do SJMG. A Chapa 1, encabeçada pelo jornalista Adriano Boaventura, e a Chapa 2, que traz o nome de Alessandra Mello, candidata à reeleição. Podem votar jornalistas associados em dia com o Sindicato.
[6/5/20]
Decisão estranha. A junta eleitoral pode mudar a data do pleito também?
Corrige a palavra moderação. Houve erro de digitação.
Obrigada