Google lança fundo de auxílio ao jornalismo local durante a pandemia

A Google News Initiative (GNI) lançou nesta quarta-feira 15/4 uma nova iniciativa para apoiar redações locais ao redor do mundo em meio à crise desencadeada pela pandemia da covid-19. O objetivo é fortalecer as redes de comunicação voltadas para notícias da comunidade.

O Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo é direcionado a pequenas e médias organizações de mídia que tenham presença digital e produzam conteúdos voltados para suas comunidades. Projetos brasileiros são incentivados a serem inscritos. As inscrições devem ser feitas em inglês até 29 de abril de 2020.

As organizações de mídia de pequeno e médio porte devem empregar formalmente de 2 a 100 jornalistas. Empresas locais cuja redação empregue mais de 100 jornalistas também serão avaliadas pela equipe do GNI, com base na urgência em fomentar a produção jornalística na região em que estão localizadas.

No ato da inscrição, serão solicitadas informações como as intenções de utilização do financiamento e as publicações já realizadas. O material deverá ser enviado em inglês. Neste link, é possível conferir informações sobre perguntas frequentes relativas ao processo de submissão.

O financiamento dependerá dos projetos e está na casa dos milhares de dólares ou euros para pequenas redações locais até dezenas de milhares de dólares ou euros para redações maiores.

Para esclarecer possíveis dúvidas, a GNI realiza uma conversa online nesta quinta-feira (16/4), às 11h (horário de Brasília). Acesse AQUI para participar.

(Publicado pela Abraji.)

 

Informação salva vidas.

[15/4/20]

 

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *