Fenaj e Sindicatos convocam Assembleia Nacional dos Jornalistas

0
55

Plenárias descentralizadas serão realizadas nas capitais e em outras cidades para reunir jornalistas de todo o país no dia 21 de novembro em defesa da profissão.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais em todo o país estão convocando a categoria para defender a profissão. Na próxima quinta-feira, 21 de novembro, jornalistas estarão reunidos em encontros descentralizados nos estados numa Assembleia Nacional. Em pauta, a luta contra a Medida Provisória 905/2019, assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que extingue a obrigatoriedade do registro profissional para atuar na profissão de jornalista.

A Fenaj entende que, junto ao fim da obrigatoriedade do diploma, extinta em 2009 pelo Supremo Tribunal Federal, o fim da exigência do registro precariza ainda mais a profissão. “Com essa MP, o presidente Bolsonaro confirma suas ações deliberadas para atacar o jornalismo profissional e somente a demonstração pública e organizada de contrariedade a essa medida por parte dos jornalistas pode mudar esse cenário”, afirma a presidenta da Fenaj, Maria José Braga.

Os sindicatos de jornalistas estão organizando assembleias junto a radialistas e estudantes de jornalismo para confirmar em assembleias a orientação da Fenaj em convocar um Dia Nacional de Lutas em Defesa do Jornalismo, que será realizado em 4 de dezembro, quando a entidade enviará uma comitiva a Brasília para agenda com os presidentes da Câmara Federal, Rodrigo Maia, e do Senado Federal, Davi Alcolumbre.

Paralelamente, os sindicatos devem entrar em contato com os parlamentares que representam seus estados de origem para dialogar sobre a importância da retirada dessa MP, que altera diversos pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), se configurando numa nova Reforma Trabalhista e usurpando da Câmara e do Senado, com uma canetada presidencial, o poder de legislar no país. “A pressão é importante. Após ação da Fenaj denunciando a precarização para a profissão com essa MP, já circularam informações de que Maia iria retirar esse item sobre o registro dos jornalistas, mas até isso ocorrer, devemos permanecer mobilizados”, orienta a presidenta.

Confira os locais da Assembleia Nacional dos Jornalistas.

BELO HORIZONTE

Casa do Jornalista: Avenida Álvares Cabral, 400, Centro. 

Horário: 19h.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[18/11/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here