Elipse, revista do audiovisual brasileiro, será lançada nesta quarta 2/10 em BH

0
58

A ong Contato lança nest0 quarta-feira 2/10 em Belo Horizonte o nº 1 da revista Elipse, a primeira revista dedicada ao audiovisual brasileiro publicada em Minas Gerais. O lançamento será na sede da ong (Rua Pouso Alto, 175, Bairro Serra), às 19h, com as presenças da atriz Dira Paes (foto) e do cineasta Helvécio Ratton, além de autoridades da área de cultura, exibição do curta “Rapsódia para um Homem Negro”, de Gabriel Martins, finalizando com apresentação do músico Vítor Santana.

Editada pelo jornalista Paulo Henrique Silva, ex-presidente da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, com coordenação geral do cineasta Hélder Quiroga, Elipse é um projeto da incubadora de audiovisual Contato para reflexão e debate sobre o audiovisual brasileiro neste momento de crise que o país atravessa. O primeiro número, com 68 páginas e tiragem de 1.500 exemplares, teve patrocínio da Cemig e da Net Claro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e terá distribuição gratuita em festivais, salas de cinemas, televisões etc. A periodicidade será semestral.

Voltada para o público de cinema, televisão e também das novas mídias, Elipse pretende trazer um novo olhar sustentável, inclusivo e respeitoso para a diversidade cultural do audiovisual brasileiro. “Queremos produzir um conteúdo conjuntural e contextualizado sobre a cadeia produtiva do audiovisual brasileiro, modos de produções, mercado, economia, inclusão social”, explica Hélder Quiroga.

Como exemplo desse conteúdo ele cita um artigo de Débora Ivanov, diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine), sobre a diversidade do papel econômico da mulher no mercado do audiovisual brasileiro. A entrevista com Dira Paes, que completou 50 anos e participa de três longas apenas neste semestre, sintetiza o momento que estamos vivendo, segundo Hélder. A atriz está na capa da revista.

O cineasta Helvécio Ratton é outro entrevistado da edição. Ele acaba de filmar em Belo Horizonte seu novo longa, “O Lodo”, baseado no conto homônimo de Murilo Rubião, cuja estreia está prevista para 2020.

O lançamento de Elipse acontece um ano depois do início do projeto e o formato de revista, menor do que as semanais, é mais prático e original, segundo o coordenador. “Pesquisamos muito revistas de audiovisual do mundo inteiro, as mais famosas”, informa Hélder. Ele acrescenta que há intenção de transformar a revista em plataforma digital, mas no primeiro momento o objetivo é mesmo lançar a revista impressa, para ser folheada e lida. “As pessoas estão lendo muito pouco”, observa o cineasta.

Informações: (31) 9-9469-0058.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[1/10/19]

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here