Casa do Jornalista exibe ‘Escolas em luta’, na 3ª Mostra do Filme Marginal em BH

0
57

A Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro) será uma das telas da 3ª Mostra do Filme Marginal em Belo Horizonte, que acontece de quarta a domingo desta semana, 16 a 20 de outubro, em diversos locais da capital. Na Casa do Jornalista, será exibido o documentário Escolas em luta, no dia 17, quinta, às 18h30.

Ao todo, farão parte da mostra 118 filmes das mais variadas estéticas e temáticas, tendo em comum o conteúdo crítico e reflexivo sobre questões sociais. O objetivo é dar visibilidade ao cinema independente e a produções que estão fora do eixo da grande indústria audiovisual. Este ano a mostra está sendo realizada também no Rio e em Salvador.

Os outros locais de exibição são: Funarte (Rua Januária, 68, Centro), Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3.613, Horto), Centro Cultural Vera Cruz (Rua Padre Júlio Maria, 1.577, Vera Cruz), Moquifu Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos (Rua Santo Antônio do Monte, 708, Estrela), Filme de Rua (Avenida Afonso Pena, 941 loja 8, Centro) e Usina de Cultura (Rua Dom Cabral, 765, Ipiranga).

Veja abaixo os links para a programação completa.

A resposta dos estudantes

Escolas em luta é um documentário de 77 minutos realizado por Eduardo Consonni, Rodrigo Marques e Tiago Tambelli, em São Paulo, em 2017. O filme mostra a resposta surpreendente dos estudantes secundaristas paulistas ao decreto oficial que determinou o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos.

Em poucos dias, por meio de redes sociais e aplicativos, os jovens organizam uma verdadeira “Primavera Secundarista”, como jamais se tinha visto antes na história do país. No estado mais rico do Brasil, e ao mesmo tempo um dos mais conservadores, o modus operandi da educação pública sofre um revés quando os alunos ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar. O governo decreta guerra aos estudantes.

Escolas em luta aprende e apreende com a juventude secundarista um novo modo de construção e de estar no mundo, e mostra que toda relação se transforma após uma revolução.

3ª Mostra do Filme Marginal em Belo Horizonte

PROGRAMAÇÃO

16 DE OUTUBRO

Funarte

http://mostradofilmemarginal.com/funarte/

Galpão Cine Horto

http://mostradofilmemarginal.com/cine-horto/

17 DE OUTUBRO

Funarte

http://mostradofilmemarginal.com/funarte-2/

Centro Cultural Alto Vera Cruz

http://mostradofilmemarginal.com/alto-vera-cruz/

Sindicato dos Jornalistas

http://mostradofilmemarginal.com/sjpmg/

Filme de Rua

http://mostradofilmemarginal.com/filme-de-rua/

18 DE OUTUBRO

Funarte

http://mostradofilmemarginal.com/funarte-3/

Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos

http://mostradofilmemarginal.com/muquifu/

Cine Horto

http://mostradofilmemarginal.com/cine-horto-2/

19 DE OUTUBRO

Funarte

http://mostradofilmemarginal.com/funarte-4/

Usina de Cultura

http://mostradofilmemarginal.com/usina/

Cine Horto

http://mostradofilmemarginal.com/cine-horto-3/

20 DE OUTUBRO

Funarte

http://mostradofilmemarginal.com/funarte-5/

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[14/10/19]

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here