Novo presidente da EBC é um general

0
81

Por Giovanna Galvani, na Carta Capial.

Militar, novo diretor da EBC exalta ‘servir’ em carta de apresentação

General Luiz Carlos Pereira Gomes assumiu a presidência da Empresa Brasil de Comunicação.

O novo diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), empresa pública de comunicação vinculada ao governo federal, escreveu uma carta de apresentação aos funcionários na qual exalta a palavra “servir” com veemência e fala que “servir está acima de trabalhar”. Luiz Carlos Pereira Gomes é general do Exército brasileiro e já foi comandante de escolas militares.

“Conto com todos para participar do Plano de transformação da EBC. […] SERVIR impõe uma dedicação de corpo e alma à missão sem pedir nada em troca”, escreve Pereira Gomes, que destaca, em negrito e caixa alta, a palavra ao longo do texto.

A nomeação do general foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira 19. O antigo presidente, Alexandre Henrique Graziani, passou para o cargo de diretor de Operações, Engenharia e Tecnologia segundo informou o mesmo decreto.

A EBC é composta pela Agência Brasil, TV Brasil, Rádio Nacional, Rádio MEC e outros veículos de mídia que têm republicação gratuita e cobertura ampla do governo federal. No primeiro dia de 2019, a Empresa Brasil de Comunicação foi vinculada à Secretaria de Governo por meio da Secretaria Especial de Comunicação Social, como determinado pelo Decreto 9660/2019.

Ao longo do ano, jornalistas que trabalham para a estatal denunciaram tentativas de censura para a palavra “golpe” ao referirem-se à ditadura brasileira de 1964 – sendo “ditadura” outro termo proibido na ocasião. Em nota conjunta, profissionais de São Paulo, Minas Gerais e Brasília denunciaram as manobras editorais por meio do Sindicato dos Jornalistas, e relataram que elas aconteciam principalmente com a aproximação do dia 31 de março, aniversário do golpe.

(Publicado pela Carta Capital.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[21/8/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here