Muquifu inaugura exposição ‘Comunicação na Quebrada’, com produções de jovens favelados

0
37

O Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos inaugura na sexta-feira 9/8, às 16h, a exposição “Comunicação na Quebrada”, que reúne produções de jovens do Morro do Papagaio. Participantes do projeto Cidadania Criativa, realizado pela Associação Imagem Comunitária – AIC, em parceria com o Muquifu, eles receberam formação em artes gráficas, audiovisual e fotografia, e foram provocados a produzir respondendo à pergunta: “O que é ser favelado?”.

Os jovens foram convidados a expressar seus desejos e pensar intervenções positivas em suas comunidades. O resultado foram trabalhos que refletem sobre a ocupação da favela, os cuidados com o local, os espaços públicos para lazer, além de discussões sobre autorrepresentação e identidade, e até projetos de vida enquanto produtores culturais favelados.

Farão parte da exposição “Comunicação na Quebrada” a série de fotos “Nós por Nós”, que revela as demandas dos participantes por representação nos diferentes espaços da cidade; a publicação “Cultura Favelada”, com poemas, ilustrações, lambes e receitas que traduzem o dia a dia na favela; vídeos feitos pelos jovens, com temáticas sobre racismo, preconceito, situação dos cachorros abandonados, além de um clipe de rap.

O evento apresentará ao público os produtos da lojinha do Muquifu criados pelos participantes do Cidadania Criativa em parceria com a equipe de design da AIC. Os produtos – bolsas, cadernos artesanais, camisas e impressos com estampas – fazem referência às histórias que o museu conta. A lojinha é uma proposta dos participantes visando à sustentabilidade do Muquifu e arrecadação de fundos para a reforma do espaço.

Criado para reconhecer e salvaguardar a cultura da favela e dos quilombos urbanos, o museu tem um acervo de fotografias, objetos, imagens de festas, danças, celebrações e histórias que representam a tradição e a vida cultural dos moradores. O espaço está aberto à visitação.

O Cidadania Criativa é realizado pela AIC, organização não governamental com 25 anos de experiência em projetos de produção midiática, mobilização e educação, com recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte e parceria institucional com a Oi e Oi Futuro. O projeto já foi realizado no Aglomerado da Serra e nos bairros Ribeiro de Abreu e Taquaril. Novas turmas estão sendo ofertadas nos bairros Serra e Maria Goretti. Além do educador de cada linguagem, todas as turmas contam com um educador local, responsável pela multiplicação das experiências e da articulação em cada território.

SERVIÇO:

Lançamento da exposição ‘Comunicação na Quebrada’

Dia: 9/8/19, sexta-feira

Horário: 16h

Local: Muquifu – Museu dos Quilombos e Favelas (Rua Santo Antônio do Monte, 708, Estrela)

Contatos: Muquifu (31) 9-9303-9090; AIC, assessora Eveline Xavier 3217-7600, www.aic.org.br.

(Informações e foto da AIC.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[6/8/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here