Greve dos jornalistas de Alagoas obtém vitória no TRT. Ao invés de redução, salários terão aumento

0
32

A greve dos jornalistas de Alagoas terminou vitoriosa com a decisão do TRT da 19ª Região, que julgou o dissídio coletivo da categoria, em sessão nesta quarta-feira 3/7. Por unanimidade, os desembargadores consideraram ilegal a redução salarial de 40% que os patrões queriam impor aos jornalistas.

O TRT também concedeu reajuste de 3% nos salários, para reposição da inflação, e determinou o pagamento dos nove dias parados, além de garantia de estabilidade por três meses. As tentativas patronais de tornar o dissídio e a greve ilegais foram rechaçadas.

O piso dos jornalistas de Alagoas passa de R$ 3.565,27 para R$ 3.672,22, com reajuste retroativo a 1º de maio, data-base da categoria. Em assembleia realizada após a sessão do TRT, os jornalistas comemoraram a vitória e decidiram voltar ao trabalho a partir de amanhã.

“Foi uma vitória dos jornalistas alagoanos e mais do que isso, de todos os trabalhadores”, disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sinjornal), Izaías Barbosa. “Nós recebemos apoio de inúmeros sindicatos das mais diversas categorias, que perceberam que a redução salarial dos jornalistas teria um efeito dominó sobre todos os trabalhadores”, explicou.

A greve teve também apoio dos estudantes e professores de Jornalismo da Universidade Federal de Alagoas, que paralisaram suas atividades acadêmicas e participaram do comando de greve. “Eles funcionaram como assessoria de comunicação da greve, produzindo vídeos e atuando nas redes sociais”, disse Izaías. “Estamos preparando os lutadores de amanhã”, avaliou.

Segundo Izaías, o procurador geral do Trabalho considerou a luta dos jornalistas alagoanos uma disputa que foi muito além dos grandes clássicos de futebol, pois uniu toda a sociedade de um lado, deixando do outro apenas os empresários da comunicação. “Todos os deputados estaduais, de todos os partidos, se manifestaram a favor dos jornalistas. Todos os vereadores de Maceió também”, contou o sindicalista. “Foi uma vitória expressiva, que contou com apoio de toda a sociedade.”

A paralisação atingiu os três grandes grupos de comunicação de Alagoas (TV Gazeta, TV Pajuçara e TV Ponta Verde e seus portais, além do semanário Gazeta de Alagoas), com adesão maciça dos trabalhadores. Sem conseguir manter sua programação, os veículos recorreram à contratação apressada de recém-formados e estudantes. Até estagiários de emissoras dos grupos nos estados vizinhos foram “importados” para trabalhar em Alagoas.

A queda de qualidade da programação ficou evidente para a população, provocando reações e apoio aos grevistas. “Eles não conseguiram maquiar a greve”, disse Izaías, acrescentado que a população se informou sobre o movimento pelas redes sociais.

Durante nove dias, as redações ficaram vazias e as assembleias de trabalhadores, lotadas. Nas portas das empresas, os jornalistas montaram piquetes e diariamente fizeram passeatas pelas ruas da cidade, recebendo manifestações de apoio da população e solidariedade de comerciantes, que enviaram água e alimentos. Uma campanha de doação para o banco de sangue público do estado mobilizou trabalhadores de diversas áreas com o sugestivo nome de “Meu sangue pelo jornalismo”.

“Foi uma vitória histórica”, comemorou o presidente do Sindjornal, ressaltando uma coincidência de datas. “Em 1979, os jornalistas alagoanos conquistaram o direito ao piso salarial, com uma greve que durou nove dias. Exatamente quarenta anos depois, com outra greve de nove dias, estamos assegurando a manutenção desse direito”, disse.

#HojeANoticiaÉaVitóriaDosJornalistas.

#OJornalismoDeQualidadeVenceu.

Clique AQUI para acompanhar o movimento pelo Twitter.

Leia também:

Afiliada do SBT em Alagoas ‘importa’ estagiários para fazer trabalho dos jornalistas. Greve continua

Greve dos jornalistas de Alagoas completa uma semana com adesão total

Estudantes entram em greve em apoio à greve dos jornalistas de Alagoas

Greve dos jornalistas de Alagoas é total e completa 3 dias

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[3/7/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here