Em retaliação à greve, afiliada da Globo demite 15 jornalistas em Alagoas

0
32

Depois da greve vitoriosa que se encerrou ontem, os jornalistas de Alagoas foram surpreendidos nesta quinta-feira 4/7 com a demissão de 15 profissionais da TV Gazeta, afiliada da Globo (Grupo OAM).

O Sindicato de Jornalistas no Estado de Alagoas (Sindjornal) já está tomando as medidas jurídicas cabíveis par reverter as demissões e convocou assembleia da categoria para as 19h30.

Abaixo, a nota do Sindjornal.

NOTA DO SINDJORNAL

Primeiramente o Sindicato dos Jornalistas do Estado de Alagoas manifesta total e irrestrita solidariedade aos companheiros e companheiras que estão sofrendo, nas empresas, medidas retaliativas – demissões ou mudança de funções – que configuram perseguição e assédio moral, em decorrência de participação na justa greve – legalmente reconhecida pela Justiça do Trabalho – contra a tentativa de redução salarial por parte dos grandes grupos de comunicação do Estado.

Entendemos que tal comportamento configura ainda dano coletivo à categoria e à sociedade e prática antissindical, condutas estas que vão de encontro aos princípios constitucionais de direito de greve e organização sindical.

O Sindicato esclarece que até a publicação do Acórdão do julgamento do TRT, prevalecem os direitos de greve dos trabalhadores, e que, desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira, ao tomar conhecimento das ocorrências de demissões no grupo OAM, está atuando, junto aos seus advogados, com todas as providências jurídicas possíveis e adotando todas as articulações que o caso requer.

Ainda na tarde desta quinta-feira (às 15h) a diretoria do Sindjornal estará se reunindo com todos os profissionais demitidos, na sede do Sindicato, para as devidas orientações.

Ao mesmo tempo, convoca toda a categoria para uma assembleia extraordinária, no Sindicato dos Bancários, às 19h30 desta quinta-feira, para os devidos informes e encaminhamentos necessários.

Não esqueçamos: Nossa união é nossa força. Juntos somos fortes e vamos vencer mais essa batalha.

A DIRETORIA

(Publicado pela Fenaj.)

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[4/7/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here