O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais repudia as demissões em massa nos jornais O Tempo, Super Notícia e na rádio Super Notícia, todos comandados pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli.
As demissões ocorreram nesta sexta-feira (12/07) e o sindicato se coloca à disposição dos trabalhadores para orientações e alerta que, ao assinar o TRCT (Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho), o jornalista deve fazer a ressalva que não foi feita conferência de valores e que não sabe se todos as quantias devidas estão ali, incluindo o pagamento de horas-extras.
Antes da reforma trabalhista, um grande número de demissões seria caracterizado como demissão coletiva e não poderia ser feita sem a participação do Sindicato. Com a reforma esse direito acabou.
O Sindicato apurou que foram feitas pelo menos nove demissões. A empresa anunciou que vai fazer uma reestruturação, que seguirá na próxima semana, mas não deu detalhes.
O Sindicato lamenta o corte de postos de trabalho, que prejudica o próprio jornal, que vinha crescendo nos últimos anos graças ao trabalho dos jornalistas. Lamentavelmente estas demissões ocorrem em um momento onde o bom jornalismo se faz indispensável.
#LutaJornalista
#SindicalizaJornalista
[12/7/19]