Fenaj e SJPRJ divulgam nota de apoio ao jornalista Glenn Greenwald

3
98

Nota de apoio ao jornalista Glenn Greenwald

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro (SJPMRJ) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) manifestam seu total apoio ao jornalista Glenn Greenwald. O editor do The Intercept Brasil vem sofrendo ataques virtuais e graves ameaças à sua integridade pessoal e de sua família, em decorrência das primeiras reportagens (de uma série de matérias) que o site publicou sobre a atuação do ministro da Justiça, Sérgio Moro, e do procurador Deltan Dallagnol, na Operação Lava Jato.

The Intercept Brasil e a equipe coordenada por Glenn Grenwald nada mais fizeram do que por em prática o que estabelece o Artigo 1º do Código de Ética dos Jornalistas:

Art. 1° – “O acesso à informação pública é um direito inerente à condição de vida em sociedade, que não pode ser impedido por nenhum tipo de interesse”.

A série de matérias é resultado de vasta documentação encaminhada por fonte, cujo anonimato é preservado pelo site, mais uma vez respeitando o Código de Ética que, em seu Artigo 8º diz: “Sempre que considerar correto e necessário, o jornalista resguardará a origem e a identidade de suas fontes de informação.”

O Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro e a Fenaj não aceitam quaisquer ataques que impeçam a imprensa de exercer seu legítimo papel de defesa dos interesses da sociedade. E, tampouco, qualquer tipo de pressão e coação que ponha em risco a vida do profissional de imprensa.

Rio de Janeiro, 11 de junho de 2019.

Fenaj e Diretoria do SJPMRJ

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[12/6/19]

3 COMMENTS

  1. Se a emprensa brasileira de calou, foi necessário um americano para colocar a vista, aquilo que muitos sabia, Lula é inocente!!!

    • Olhe o Brasil envergonha o mundo tendo em vista a falta de vergonha na cara, a onde ja si viu uma verdade para o povo, agora os denunciados não aceitam a denúncia porque são poderosos, e mandam no com o título de chapa branca!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here