Instituto Defesa Coletiva premia reportagens sobre endividamento de idosos

0
55

Fernanda Martins, da revista Exclusive, Tatiana Lagoa, do jornal O Tempo – na categoria Impresso; Camila Tuchinski, do portal Estadão, Tatiana Moraes, do portal Hoje em Dia – na categoria Web; Júnior Moreira, da Rádio Itatiaia, e Verônica Pimenta, da Rádio Inconfidência – na categoria Rádio (foto) foram os vencedores do 1º Prêmio Instituto Defesa Coletiva de Jornalismo. A premiação foi um reconhecimento a jornalistas que produziram reportagens sobre superendividamento de idosos.

A cerimônia de premiação aconteceu no Cine Santa Tereza, em Belo Horizonte, no dia 22/5, quando também foi exibido o documentário Covardia Capital, que retrata artimanhas dos bancos para a concessão de crédito indiscriminado aos idosos. O prêmio e o filme fazem parte do um projeto de educação financeira para idosos, realizado com recursos oriundos da Ação Civil Pública proposta pelo Instituto Defesa Coletiva (IDC), Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais e Procon de Belo Horizonte.

Dirigido por Flávia Barbalho e Lilian Salgado e produzido pelo IDC, o curta-metragem venceu o 1º Festival Internacional de Cinema de Trancoso, na categoria Júri Popular, e pode ser visto no YouTube.

O IDC é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos que visa a garantir os direitos coletivos e contribuir para a construção de uma sociedade justa, equilibrada e sustentável. Ele integra o Sistema Estadual de Defesa do Consumidor e atua fazendo a defesa coletiva dos interesses e direitos dos consumidores e outros direitos fundamentais no exercício da cidadania, evitando a pulverização de litígios similares. Ações Coletivas de Consumo não são privativas de ninguém, pertencem à coletividade e qualquer cidadão pode ser beneficiado por uma sentença transitada em julgado.

Clique AQUI para conhecer o IDC.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[24/5/19]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here