Trabalhadores da administração do Estado de Minas não recebem salário e podem entrar em greve

0
31

Os empregados na administração do jornal Estado de Minas não receberam os salários de novembro e podem paralisar o trabalho nesta quinta-feira 13/12. A assembleia para deliberar sobre a greve está marcada para as 12h, na porta da empresa. O edital exigido pela lei já foi providenciado. Os editores e estagiários também não receberam.

O ambiente entre os trabalhadores da administração é de indignação e revolta. Na sexta-feira 7/11, quinto dia útil do mês e prazo final legal para o pagamento, o Estado de Minas depositou os salários dos jornalistas (exceto editores e estagiários) e dos gráficos, mas não os dos empregados na administração. Nenhuma satisfação foi dada pela empresa.

Na tarde desta quarta-feira os trabalhadores da administração desceram e fizeram uma assembleia na porta da empresa, com presença dos sindicatos.

“O clima está horroroso, nunca vi nada igual”, disse Marco Antônio Jacob, diretor do Sindicatos dos Empregados na Administração de Jornais e Revista.

Ele disse que a perspectiva é de greve.

“Os trabalhadores já sentiram na pele quando o 13º de 2015 não foi pago e sabem que sem dinheiro no bolso fica difícil”, explicou.

Naquele ano, o 13º dos trabalhadores do Estado de Minas e da TV Alterosa só começou a ser pago depois que eles paralisaram o trabalho.

Segundo Jacob, além do salário atrasado, o jornal deve aos empregados da administração uma série de direitos, como FGTS, férias, tíquete alimentação, cesta básica e vale transporte.

Ele lembrou que em recente conciliação no Tribunal do Trabalho ficou definido que para haver boa fé na negociação o jornal tem que pagar o que deve.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[12/12/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here