Livro sobre a ‘Turma do Ex-’ mostra a vigorosa imprensa alternativa que resistiu à ditadura militar

A historiadora Dalva Silveira lança no dia 18/10, quinta-feira, a partir das 19h, na Churrascaria Farroupilha (Avenida Olegário Maciel, 1.801), em Belo Horizonte, o livro De Realidade a Caros Amigos: a Turma do Ex-, imprensa alternativa e seu legado (Editora Letramento).

O livro conta a história do jornal Ex-, publicado em meados dos anos 70 por um grupo de jornalistas de primeira linha insatisfeitos com a imprensa tradicional. Eles fundaram uma editora, Arte & Comunicação, que publicou alguns períodicos cuja qualidade ainda hoje não foi superada: o jornal de quadrinhos Grilo, a revista Bondinho e o Ex-, entre outros títulos.

Tabloide, mensal, Ex- durou 16 edições e publicou reportagens que marcaram a imprensa brasileira, com a primeira matéria sobre o cantor e compositor Geraldo Vandré, depois de sua volta do exílio; uma reportagem sobre Cuba, do jornalista Fernando Morais, que daria origem ao livro A Ilha; e a única reportagem da imprensa nacional sobre o assassinato do jornalista Vladimir Herzog no Doi-Codi paulistano, em outubro de 1975.

Esta última, escrita e publicada no calor dos acontecimentos, provocou o fechamento do jornal pela ditadura. Os editores ainda lançaram o Mais Um, um jornal semelhante ao Ex-, que também foi censurado e não passou da primeira edição.

Graduada pela UFMG, Dalva é mestre e doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi durante a pesquisa de mestrado, que resultou no seu primeiro livro (Geraldo Vandré: a vida não se resume em festivais, Editora Fino Traço), que ela conheceu o Ex-.

A historiadora explica que o nome do jornal se deve ao fato de sua equipe ser formada por jornalistas conhecidos pelas publicações nas quais tinham trabalhado: ex-Realidade, ex-Jornal da Tarde – excelentes publicações da grande imprensa – e também publicações alternativas falidas ou fechadas pelo governo militar, como a própria revista Bondinho. Em 1997, Sérgio de Souza, um dos fundadores do grupo e do jornal Ex-, lançou a revista Caros Amigos, ainda em circulação.

Ao contar a história da turma do Ex-, o livro de Dalva Silveira mostra a importância da imprensa alternativa, que oferece ao leitor pontos de vista diferentes da imprensa tradicional, inclusive modos de fazer jornalismo originais e criativos, como é o caso do excepcional Ex-. Como documento histórico, o livro retrata a marginalização dos jornalistas numa época sombria do país, de censura prévia, AI-5 e governo militar autoritário – situação que parecia superada, mas volta a assombrar o Brasil em 2018.

 

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[15/10/18]

Veja também

Fenaj adere à campanha Tributar os Super-ricos

Conjunto de medidas propostas pode elevar a arrecadação em cerca de R$ 300 bilhões e ...

2 comentários

  1. Má. Graças Araujo

    Tema interessante e importante que deve estar sempre em pauta pois a realidade, a história é cíclica. O passado sempre nos ronda, se tivermos uma análise crítica sobre ele, talvez possamos enfrentar com mais sustentação o presente semelhante. O momento desta publicação não poderia ser mais oportuno.

  2. Trata-se de uma grande escritora, baseada em estudos comprometidos em fatos da realidade.Acompanho seu trabalho a anos, e recomendo e convido a estarem compartilhando desta obra. Vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *