Fenaj e Sindjorce preparam 38º Congresso Nacional dos Jornalistas

Os jornalistas brasileiros vão se reunir no 38º Congresso Nacional dos Jornalistas, a ser realizado na primeira quinzena de dezembro. O encontro é uma realização da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e será realizado em parceria com o Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce).

O 38ª Congresso Nacional dos Jornalistas vai enfocar a crise no mercado de trabalho, com o tema central “Afirmar o jornalismo e o papel dos jornalistas: função social, viabilidade econômica e desafios da profissão”.

A presidenta da Fenaj, Maria José Braga, a presidenta do Sindjorce, Samira de Castro, e o secretário-geral do Sindjorce, Rafael Mesquita, reuniram-se no dia 3 de agosto com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, para apresentar o projeto do congresso. Junto com o coordenador de Comunicação da Prefeitura, Moacir Maia, o prefeito garantiu apoio à realização do evento. Foi discutida, inclusive, a possibilidade de o congresso ser realizado em data coincidente com a entrega do prêmio de jornalismo promovido pela Prefeitura.

O 38º Congresso Nacional dos Jornalistas está estruturado em conferência, painéis de debates, oficinas e plenárias deliberativas. Seguindo a tradição histórica de debates da categoria, será precedido de Congressos Estaduais e locais, realizados pelos Sindicatos de Jornalistas existentes no país.

O Congresso Nacional dos Jornalistas é realizado desde a década de 1940, o que possibilitou a organização da categoria e o amadurecimento das discussões sobre o fazer jornalístico. Na atualidade, é realizado de dois em dois anos, produzindo e atualizando o debate sobre o exercício profissional e definindo a linha de atuação política e as principais bandeiras de luta da categoria, conduzidas pela Fenaj e pelos Sindicatos dos Jornalistas.

(Publicado pelo Sindjorce.)

#LutaJornalista

#SindicalizaJornalista

[14/8/18]

Veja também

Emissoras educativas mineiras migram da Rede Minas para a TV Cultura de SP

Emissoras de televisão educativas de Minas Gerais lideradas pela Associação Mineira de Rádio e Televisão ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *