Prazo para inscrição no Curso de Realidade Brasileira termina nesta quarta 6/6

0
33

O prazo de inscrição no Curso de Realidade Brasileira, que o Sindicato e parceiros realizam de junho a dezembro, termina nesta quarta-feira 6/6. Para se inscrever, é preciso preencher formulário próprio disponível neste link: https://goo.gl/forms/7wtrUb22JIdsxu7H3. As vagas são limitadas.

O objetivo do curso é possibilitar a reflexão crítica sobre a realidade política, social, econômica e cultural de Brasil. Realizado pela primeira vez em 2001, na Universidade Federal de Juiz de Fora, o CRB, como é mais conhecido, se espalhou por todo o país como uma verdadeira escola itinerante para militantes sociais do campo e da cidade, já tendo formado mais de duzentas turmas.

Entre os debatedores estarão João Paulo Cunha, Ricardo Gebrim, Tatiana Berringer, Bruno Bruziguessi, João Pedro Stédile, Larissa Costa, Ermíria Maricato e Wallace Oliveira. O curso é gratuito; pede-se uma contribuição de 25 reais para pagar despesas com alimentação, que será fornecida aos participantes.

Essa será a sexta turma do CRB em Belo Horizonte e tem como público preferencial jornalistas, comunicadores populares e estudantes de jornalismo. Serão sete módulos, sempre em dois dias consecutivos, sábado, de 9h às 18h, e domingo, de 9h ao meio-dia. O primeiro módulo ocorrerá nos dias 16 e 17 de junho e o último nos dias 8 e 9 de dezembro.

O curso terá como novidade a inclusão de um módulo sobre a mídia. Denominado “Comunicação, democracia e autoritarismo na formação do povo brasileiro”, ele será o primeiro módulo e terá à frente o jornalista João Paulo Cunha. “A mídia se tornou um protagonista importante na sociedade brasileira, para o bem e para o mal. O módulo vai tratar do papel que ela tem desempenhado na democracia brasileira”, explicou João Paulo.

A presidenta do Sindicato, Alessandra Mello, enfatizou que o CRB é extremamente oportuno. “Ele acontecerá num momento em que o Brasil passa por uma crise da democracia e das instituições, com um grande desmonte de todas as conquistas sociais das últimas décadas”, disse. “Mais que nunca é importante refletir sobre o passado e o presente para tentar mudar o futuro.”

As aulas acontecerão na sede do Sindicato, a Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte). Será fornecido certificado de participação para quem tiver mais de 70% de frequência. O curso busca sua autossustentação por meio de iniciativas desenvolvidas ao longo dos encontros.

Além do Sindicato, participam da iniciativa a Associação Henfil Educação e Comunicação, Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento da Soberania Popular sobre Mineração (MAM), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e jornal Brasil de Fato Minas Gerais.

Informações pelo e-mail: crbbelohorizonte@gmail.com.

[5/6/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here