Após caso Chico Pinheiro, Globo amordaça jornalistas

0
44

Publicado no Brasil 247. —

Os jornalistas do Grupo Globo estão expressamente proibidos de manifestarem preferência por clubes de futebol, de curtir posts de candidatos no Facebook e até de expressarem suas opiniões sobre temas políticos em conversas privadas em aplicativos como o WhatsApp.

AI-5 da Globo deve ser decretado nos próximos dias, sob o nome de Princípios Editoriais do Grupo Globo, documento que normatiza a conduta ética de seus jornalistas.

Nos bastidores, a mordaça aos jornalistas recebeu o apelido de “Lei Chico Pinheiro”, por vir após a polêmica envolvendo o jornalista e apresentador do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro, que teve áudios criticando a prisão do ex-presidente Lula atribuídos a ele em abril.

De acordo com o jornalista Daniel Castro, do saite Notícias da TV, chefias da área de Jornalismo se reuniram com seus subordinados na semana passada para informar as novidades.

Para repórteres e editores, ficou claro que as restrições a partir de agora serão totais, que eles não poderão mais opinar nem para um amigo.”Mesmo quando você escreve reservadamente para alguém, não deve emitir opinião porque, se isso vazar, vai se encaixar nas normas de comportamento em redes sociais”, disse um chefe de São Paulo.

[11/6/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here