No Rio de Janeiro: Assembleia derruba veto e jornalistas passam a ter piso salarial de R$ 3.044,78

0
35

Com 51 votos favoráveis e três abstenções, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) derrubou o veto do governador Pezão ao projeto de lei 3.764/18, do Executivo, que instituiu piso salarial para várias categorias. A votação aconteceu na terça-feira 22/5.

Os jornalistas, que não estavam incluídos na lei do piso desde 2015, serão enquadrados na faixa VI, que tem o salário-base de R$ 3.044,78. Foram mais de cinco semanas tentando pautar essa vitória e diretores do sindicato carioca estiveram presentes representando a entidade.

A Lei do Piso Regional de 2018 teve um reajuste de 5% em relação ao Piso Regional de 2017, nas seis faixas salariais para 170 categorias de empregados da iniciativa privada que não têm salário definido por lei federal, convenção ou acordo coletivo. A lei será atualizada e publicada no Diário Oficial nos próximos dias. Os novos salários serão retroativos a janeiro de 2018.

O piso para a categoria dos jornalistas vale somente para os jornalistas não abrangidos por acordo ou convenção coletiva de trabalho (assessoria de Imprensa e os demais profissionais sem vínculo empregatício nas empresas de radiodifusão e de jornais e revistas).

Os jornalistas em rádio, TV, jornais e revistas estão em negociação da Convenção Coletiva de Trabalho para esse ano (CCT 2018).

(Divulgado pela Fenaj. Fonte e foto: Sindicato dos Jornalistas no Município do Rio de Janeiro.)

[24/5/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here