Instituto Patrícia Galvão apoiará reportagens inovadoras sobre direitos, aborto e saúde

O Instituto Patrícia Galvão lançou o edital Jornalismo Investigativo em Direitos Humanos, Aborto e Saúde Pública para financiar cinco propostas de reportagens investigativas sobre aborto no Brasil. O objetivo é estimular a realização de reportagens investigativas sobre questões e histórias pouco exploradas pela imprensa e que contribuam para o aprofundamento do debate público sobre a problemática do aborto no país a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde pública.

Dirigido a jornalistas profissionais com todos os níveis de experiência, o edital conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Global Health Strategies Brasil. Ele oferecerá a jornalistas oportunidades para investigar, pesquisar a fundo, apurar dados, consultar especialistas e desenvolver conteúdos instigantes e de interesse público sobre o tema.

Segundo Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, a mídia é importante para garantir acesso à informação sobre temas complexos como o do aborto. “A mídia desempenha um papel crucial na percepção que a sociedade tem sobre o aborto, e este edital busca incentivar reportagens baseadas em evidências e histórias que nos ajudem a olhar para este tema com a seriedade que ele requer”, afirma.

Serão selecionadas cinco propostas que foquem em um ou mais dos seguintes temas/questões: 1) Impactos do aborto clandestino na vida das mulheres; 2) Perversidades na rota clandestina do aborto; 3) Obstáculos nos serviços de saúde para o acesso ao aborto garantido por lei; 4) O papel dos profissionais de saúde; 5) Aborto: uma pauta permanente no Congresso; e 6) Desafios para ampliação do aborto seguro no Brasil.

Cada uma das cinco propostas selecionadas contará com apoio financeiro de até R$ 10.000,00 e deverá ser desenvolvida e veiculada no prazo de até quatro meses a partir da data de recebimento do financiamento.

O prazo para envio da proposta termina no dia 2 de maio de 2018. A divulgação do resultado acontecerá a partir de 21 de maio de 2018.

Para acessar o formulário das propostas clique aqui.

Envie a proposta para: concurso@patriciagalvao.org.br.

Acesse o edital clicando aqui.

(Publicado pela Agência Patrícia Galvão.)

[12/3/18]

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *