As mulheres do El País aderem à greve feminista deste 8 de março

0
32

A greve feminista teve grande adesão no El País. A maioria das mulheres que integram as redações da Espanha (Madri e Barcelona), Brasil e México aderiu à paralisação de 24 horas convocada neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Os postos de trabalho estão sendo ocupados quase unicamente por homens nas primeiras horas de expediente.

Em uma reunião no dia 28 de fevereiro, o conjunto de trabalhadores decidiu por ampla maioria aderir à greve geral em defesa da igualdade e que a paralisação fosse realizada exclusivamente por mulheres.

Nas últimas semanas, as jornalistas do El País desenvolveram ações para conscientizar os trabalhadores do jornal sobre a necessidade de atender à convocação, que, há cerca de um ano, começou a tomar forma de mobilização de massa a fim de combater violências machistas, a desigualdade trabalhista e salarial e a opressão por motivos de gênero.

O jornal realizou nas semanas anteriores à greve uma ampla cobertura sobre o Dia da Mulher, com diversas informações e reportagens como o especial sobre mulheres que fizeram história na ciência e um resumo explicando por que os movimentos feministas se manifestam contra o ódio e o feminicídio em várias cidades brasileiras.

(Publicado no El País Brasil. Na foto, jornalistas da redação do El País em São Paulo.)

[8/3/18]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here