PUC Minas lança livro ‘A Memória Por Vir’, resultado do seminário Mídia e Memória

0
34

O grupo de pesquisa Mídia e Memória: construção de identidades, do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas, lançará, nesta sexta-feira 1/12, o e-book A Memória Por Vir: mídia e processos identitários. O lançamento será às 14h, na sala multimeios (3º andar) do prédio 42, Campus Coração Eucarístico (Avenida Dom José Gaspar, 500), em Belo Horizonte.

Organizado pelos professores Mozahir Salomão Bruck e José Maria de Morais e pelo ex-aluno do mestrado Max Emiliano Oliveira, o livro é resultado das discussões do Seminário Mídia e Memória, que ocorreu em maio de 2017, na PUC Minas, organizado pelo grupo de pesquisa, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A obra é constituída de artigos de professores convidados e de pesquisadores do grupo e tem como objeto de reflexão a memória nas narrativas midiáticas e em seus diversos aspectos: histórica, social, memória biológica, artificial, declarativa e não-declarativa, episódica, entre tantas outras possibilidades.

Da perspectiva social à neurológica, o horizonte semântico é diverso e revela, frontalmente, uma preocupação quanto ao sentido e usos desse termo. O livro é uma tentativa de perspectivar essa noção, tensionar seu estatuto teórico-metodológico e regimes de uso e acionamento.

Organizado em duas partes, o livro traz na primeira parte os textos-resumos das conferências dos professores convidados. É um relato dos aspectos centrais, das inscrições teóricas e táticas dos articulistas. A segunda parte da obra reúne os artigos produzidos pelos pesquisadores diretamente ligados ao grupo de pesquisa.

A escritura levou em consideração as discussões nas reuniões do grupo de pesquisa e as questões levantadas durante a apresentação dos papers no seminário. Trata-se de um modo de qualificar o texto, circunstanciar o objeto e contribuir para o estado da arte sobre memória.

Informações: (31) 3319-4444. Assessoria de Imprensa da PUC Minas:
(31) 3319-4917.

[30/11/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here