PUC Minas lança livro ‘A Memória Por Vir’, resultado do seminário Mídia e Memória

O grupo de pesquisa Mídia e Memória: construção de identidades, do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da PUC Minas, lançará, nesta sexta-feira 1/12, o e-book A Memória Por Vir: mídia e processos identitários. O lançamento será às 14h, na sala multimeios (3º andar) do prédio 42, Campus Coração Eucarístico (Avenida Dom José Gaspar, 500), em Belo Horizonte.

Organizado pelos professores Mozahir Salomão Bruck e José Maria de Morais e pelo ex-aluno do mestrado Max Emiliano Oliveira, o livro é resultado das discussões do Seminário Mídia e Memória, que ocorreu em maio de 2017, na PUC Minas, organizado pelo grupo de pesquisa, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

A obra é constituída de artigos de professores convidados e de pesquisadores do grupo e tem como objeto de reflexão a memória nas narrativas midiáticas e em seus diversos aspectos: histórica, social, memória biológica, artificial, declarativa e não-declarativa, episódica, entre tantas outras possibilidades.

Da perspectiva social à neurológica, o horizonte semântico é diverso e revela, frontalmente, uma preocupação quanto ao sentido e usos desse termo. O livro é uma tentativa de perspectivar essa noção, tensionar seu estatuto teórico-metodológico e regimes de uso e acionamento.

Organizado em duas partes, o livro traz na primeira parte os textos-resumos das conferências dos professores convidados. É um relato dos aspectos centrais, das inscrições teóricas e táticas dos articulistas. A segunda parte da obra reúne os artigos produzidos pelos pesquisadores diretamente ligados ao grupo de pesquisa.

A escritura levou em consideração as discussões nas reuniões do grupo de pesquisa e as questões levantadas durante a apresentação dos papers no seminário. Trata-se de um modo de qualificar o texto, circunstanciar o objeto e contribuir para o estado da arte sobre memória.

Informações: (31) 3319-4444. Assessoria de Imprensa da PUC Minas:
(31) 3319-4917.

[30/11/17]

Veja também

15 projetos de lei endurecem penas de crimes contra jornalistas no Brasil

Por Júlio Lubianco Num momento de piora da liberdade de imprensa no Brasil, pelo menos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *