Observatório Lei.A do Meio Ambiente é lançado na Casa do Jornalista

0
47

A Associação dos Observadores do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural de Minas Gerais lançou nesta terça-feira 7/11 na Casa do Jornalista o Observatório Lei.A Conhecimento e Ação pelo Meio Ambiente. O observatório fornece ferramentas para que o cidadão comum se informe, forme opinião e possa agir pelo cumprimento da legislação ambiental e evitar retrocessos.

O LeieiA foi viabilizada por verba proveniente do termo de ajustamento de conduta do rompimento da barragem da Samarco, em Mariana. “O observatório tem essa carga simbólica foi forte”, disse a promotora de Justiça de defesa do meio ambiente de Itabirito, Vanessa Campolina, presente ao lançamento. “É um projeto pelo direito à informação transparente, clara, acessível. Por isso o Ministério Público o apoiou.”

Participaram da apresentação mais de 50 ambientalistas, representantes de comunidades, associações, ongs e instituições. “A gente não é bandeira, é ferramenta para quem é bandeira”, esclareceu Gustavo Nolasco, da Associação. “Existe um passivo de conhecimento e de luta pelo ambiente gigantesco, que precisa ser popularizado”, acrescentou.

O Lei.A atua na plataforma www.leia.org.br e nas redes sociais oferecendo informações para que os cidadãos entendam como autoridades e empresas estão tratando das questões que envolvem o meio ambiente. Ele monitora projetos de lei, faz análises, disponibiliza as análises, traduz e explicar os projetos e possibilita meios de comunicação para a interação entre cidadãos e autoridades.

“Esse é o sonho de todos os que trabalham com o meio ambiente”, disse o ex-presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) José Cláudio Junqueira, atual professor da pós-graduação da Faculdade Dom Hélder.

[7/11/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here