Vamos conversar sobre cobertura jornalística em moda ética e sustentável?

0
56

Apesar do tema moda e sustentabilidade já fazer parte de pautas de editorias de moda, ainda há pouca discussão sobre como fazer cobertura jornalística nessa área. Quase sempre os conceitos moda ética, moda sustentável e consumo consciente são apresentados ao público como sinônimos, sem a devida contextualização crítica: o sistema da indústria da moda contemporânea, caracterizado pela obsolescência programada e pela busca frenética da novidade, com impactos ambientais e sociais, representado pelo fast-fashion.

Nesse contexto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e sua Comissão de Ética e Liberdade de Imprensa promovem roda de conversa sobre cobertura jornalística em moda ética e sustentável com as jornalistas Mônica Horta e Valéria Said.

Mônica Horta é pioneira no Brasil em cobertura de moda sustentável, colunista de moda do Mídia Ninja e do FFW, tem experiência de mais de duas décadas em cobertura de semanas de moda no Brasil e no exterior, e é criadora do Movimento Ecochic. Valéria Said é professora de Ética, pesquisadora de moda e presidente da Comissão de Ética e Liberdade de Imprensa do Sindicato.

Desde 2015, a Casa do Jornalista, em parceria com o Fashion Revolution Day e o Museu da Moda de BH (http://www.sjpmg.org.br/2015/04/casa-do-jornalista-esta-na-moda-e-tem-estilo-slow/), tem sido sede de debates, sessão comentada de documentário, desfiles de moda com marcas sustentáveis, além de disseminar uma cultura de brechó como prática cultural e sustentável em estilos autorais (http://www.sjpmg.org.br/2015/06/cultura-dos-brechos-e-moda-sustentavel-na-casa-do-jornalista-nesta-quinta-256/).

Esta, no entanto, será a primeira vez que o Sindicato e sua Comissão de Ética vão debater moda ética e sustentável no contexto profissional da categoria, tendo em vista que discutir políticas de sustentabilidade, direitos humanos e ética no campo da moda também faz parte de iniciativas sindicais. O evento reafirma para a sociedade valores profissionais da categoria, como defender os princípios expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, conforme o inciso I do artigo 6º do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

Roda de conversa sobre cobertura jornalística em moda ética e sustentável

Local: Casa do Jornalista (Avenida Álvares Cabral, 400, Centro, Belo Horizonte)

Data: 29 de novembro, quarta-feira

Horário: de 19h às 22h.

[16/11/17, atualizado em 17/11/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here