Agosto tem 11 novos prêmios de jornalismo

0
22

Por Gustavo Panacioni

Nem bem se passaram duas semanas do mês de agosto e já cadastramos 11 novas oportunidades lá no premiosdejornalismo.com. O número vem acrescentar os mais de 100 prêmios de jornalismo cadastrados apenas em 2017.

O destaque desta nova leva de cadastros é a regionalidade. Quase todos os concursos são direcionados para uma parte específica do país. Assim, para apresentar a lista de prêmios de jornalismo deste mês, optei pela divisão em regiões e estados.

Rio Grande do Sul

Começando pela região Sul do país, temos o Rio Grande do Sul. A representação fica por conta do 3º Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo, que seleciona reportagens sobre as atuações econômicas e sociais de cooperativas gaúchas. Inscrições vão até o dia 21 de outubro.

Santa Catarina

Logo na fronteira, em Santa Catarina, a décima sétima edição do Prêmio ACIC de Jornalismo procura trabalhos que falem sobre as potencialidades econômicas, culturais, sociais e políticas de Criciúma e da região Sul de Santa Catarina. Inscrições valem para jornalistas de todo o país e vão até o dia 20 de setembro.

Paraná

Subindo um pouco, ainda na região Sul, jornalistas do Oeste do Paraná têm a possibilidade de se inscrever no 12º Prêmio Amop de Jornalismo. São aceitos trabalhos sobre o desenvolvimento da economia, política, saúde, cultura e educação, principalmente pela perspectiva do agronegócio. Inscrições até o dia 10 de outubro.

Região Sul

O Prêmio Unochapecó/Caixa de Jornalismo Ambiental, na nona edição, é direcionado para o Sul do Brasil. Profissionais e estudantes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná podem participar com trabalhos que abordem o tema “meio ambiente e produção de alimentos”. Inscrições até o dia 31 de outubro.

Minas Gerais

Passando para a região Sudeste do Brasil, o 2º Prêmio Sinduscon-MG de Jornalismo é direcionado para trabalhos que tratem sobre o setor da construção civil e mercado imobiliário em Minas Gerais. Inscrições vão até o dia 31 de outubro.

Rio Grande do Norte

A próxima parada é na região Nordeste com o V Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Norte. O objetivo é selecionar trabalhos que falem sobre a atuação do MPRN na defesa dos interesses da sociedade. As inscrições, que só abrem no dia 6 de setembro, podem ser feitas até o dia 6 de novembro

Ainda no Nordeste tem o mais novo Prêmio Cooperativismo Cearense de Jornalismo, ainda na primeira edição, que busca reportagens sobre a importância do indústria cooperativista para o desenvolvimento econômico e social do estado do Ceará e do Brasil. Inscrições até o dia 31 de agosto.

Rondônia

Atravessando rumo à região Norte, o 7º Prêmio MP/RO de Jornalismo busca trabalhos que contribuam com o entendimento da atuação do Ministério Público de Rondônia pelo público. Inscrições podem ser feitas apenas no mês de outubro (abrem no dia 1º e encerram-se no dia 31).

Acre

Logo ao lado, no Acre, mais um prêmio promovido pelo Ministério Público. A oitava edição do Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Acre aceita trabalhos que falem sobre a atuação da instituição. Inscrições para profissionais e estudantes já estão abertas e vão até o dia 24 de novembro.

Para todo o Brasil

Depois de uma breve volta pelo Brasil, é hora de falar de um prêmio com abrangência nacional. O Prêmio Sampapão de Jornalismo é promovido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de São Paulo (Sindipan) e direcionado para profissionais de qualquer parte do Brasil que tenham produzido trabalhos sobre o setor de panificação ou os benefícios do pão para a saúde. Inscrições seguem até o dia 31 de outubro.

Internacional

Para concluir o trajeto, fecho com um prêmio que tem abrangência internacional. É a 35ª edição dos Prêmios de Jornalismo Rei da Espanha, que tem como foco o reconhecimento dos trabalhos de jornalistas dos países que integram a Comunidade Ibero-Americana de Nações e aqueles com os quais a Espanha tem vínculos de natureza histórica e cultural. Inscrições vão até o dia 30 de setembro.

Mais opções

É bom lembrar que fora estas 11 opções que relacionei existem mais 33 prêmios de jornalismo cadastrados lá no premiosdejornalismo.com. No total, são 44 oportunidades que, neste momento, estão com inscrições abertas. Não deixe de consultar.

Gustavo Panacioni é jornalista e um dos fundadores do saite premiosdejornalismo.com.

(Publicado no Observatório da Imprensa, em 15/8/2017.)

[17/8/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here