Anita Prestes lança livro e faz palestra na Casa do Jornalista neste sábado 3/6

A historiadora Anita Leocádia Benário Prestes lança seu novo livro “Olga Benário Prestes – Uma comunista nos arquivos da Gestapo” e faz palestra sobre “A Revolução Russa e a fundação do Partido Comunista no Brasil” no próximo sábado 3/6, às 14h, na Casa do Jornalista. Na sexta-feira 2/6, Anita Prestes estará em Ouro Preto, onde será exibido o filme “Olga”, de Jayme Monjardim, às 18h, no Cine Vila Rica, seguido de palestra e lançamento do livro.

A programação faz parte das comemorações do Festival da Revolução Russa 100 anos, organizado pelo Centro Cultural Manoel Lisboa e pela União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Ouro Preto. As primeiras atividades foram um festival de cinema soviético e uma mostra de cartazes do realismo socialista, nos dias 27 a 30 de abril. Houve também um curso sobre a história da Revolução Russa e uma mesa redonda sobre a Revolução Russa e a conjuntura brasileira. A programação prosseguirá no segundo semestre, em Ouro Preto, Mariana e Belo Horizonte.

Anita Leocádia é filha de Olga Benário Prestes, militante comunista alemã assassinada pelo regime nazista, e Luís Carlos Prestes, dirigente comunista brasileiro. Ela nasceu no campo de concentração de Barninstrasse, na Alemanha, em 1936, e foi criada no Brasil, depois que uma campanha internacional conseguiu que ela fosse entregue à avó paterna, Leocádia. Graduada em Química, Economia e Filosofia, doutorou-se em História, com tese sobre a Coluna Prestes, e tornou-se professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

[31/5/17]

Veja também

Fenaj adere à campanha Tributar os Super-ricos

Conjunto de medidas propostas pode elevar a arrecadação em cerca de R$ 300 bilhões e ...

Um comentário

  1. Vitória Cecília

    Ela voltará quando em Belo Horizonte no segundo semestre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *