Jornalistas do Hoje em Dia exigem pagamento do retroativo no dia 20 de fevereiro

0
38

Jornalistas do Hoje em Dia decidiram aguardar até o dia 20 o pagamento da primeira das três parcelas do retroativo previsto na Convenção Coletiva de Trabalho, conforme compromisso assumido pelo diretor do jornal Thiago Muniz em mediação no Ministério do Trabalho. Muniz prometeu a pagar a primeira parcela juntamente com o adiantamento salarial, no dia 20, e as outras duas juntamente com o salário do mês, até o quinto dia útil de março.

A decisão foi tomada pelos jornalistas em assembleia com o Sindicato realizada na tarde desta terça-feira 14/2. O presidente Kerison Lopes fez um relato da mediação no Ministério do Trabalho ocorrida no dia anterior, da qual participaram os Sindicatos dos Jornalistas, dos Empregados na Administração e dos Gráficos. Kerison disse considerar positiva a retomada de negociações com a empresa. “Foi a primeira vez que os novos donos do jornal estiveram presentes”, informou.

Kerison relatou que Thiago Muniz alegou problemas administrativos para justificar os descumprimentos da legislação trabalhista e prometeu regularizar a situação. Ele também anunciou planos de expansão do Hoje em Dia, com abertura de sucursais em Uberlândia e Montes Claros. “Agora é ver se as promessas serão cumpridas”, disse Kerison.

A reunião foi realizada na nova sede do jornal, no bairro Prado. O conjunto de prédios abriga também a escola Promove, uma das empresas de Ruy Muniz, ex-prefeito de Montes Claros, proprietário do Hoje em Dia há um ano e pai de Thiago Muniz. A redação está funcionando improvisadamente em local onde antes funcionava um call center. A nova redação, no mesmo andar, ainda está sendo instalada.

Ficou também decidido na assembleia que contracheques dos jornalistas do Hoje em Dia serão repassados ao Sindicato para verificar se estão sendo cometidas irregularidades nos pagamentos de salários e horas extras, conforme reclamação de trabalhadores. Caso as irregularidades sejam comprovadas, o Sindicato exigirá da empresa a regularização.

Na foto, a assembleia dos jornalistas na nova sede do Hoje em Dia. (Crédito da foto: Gil Sotero.)

[14/2/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here