Novo semanário nacional terá versões impressa e digital

O jornalista Raimundo Rodrigues Pereira apresentou nesta segunda-feira 30/1 na Casa do Jornalista o projeto de um novo semanário de circulação nacional que está sendo planejado pela Editora Manifesto. Ele adiantou que o novo jornal terá versões impressa e digital e será precedido por um blog, em março, cuja reportagem inaugural terá como tema “As contas do Brasil são da sua conta”. O objetivo é denunciar como o golpe que derrubou a presidenta Dilma falseou informações e contas nacionais, para justificar o impeachment.

Raimundo Rodrigues Pereira trabalhou nas revista Veja, Realidade, Istoé, Senhor e Ciência Ilustrada, entre outros veículos da grande imprensa, e esteve à frente de algumas das mais importantes publicações da imprensa alternativa do país nos últimos 50 anos, entre eles os jornais Opinião e Movimento. Atualmente faz parte da Editora Manifesto, fundada há 20 anos, em Belo Horizonte (a sede hoje fica em São Paulo), que publicou as revistas Reportagem e Retrato do Brasil e manteve a Oficina de Informações.

Campanha de assinaturas

RRP lembrou as experiências dos jornais Opinião, do empresário nacionalista Fernando Gasparian, que reuniu em torno de si uma equipe de jornalistas e intelectuais, e do Movimento, criado por jornalistas que também congregaram intelectuais e personalidades que combatiam a ditadura. Movimento, que circulou durante seis anos, até1981, chegou a vender 40 mil exemplares em banca, tinha representantes em todas as capitais e correspondentes em três cidades estrangeiras.

De forma similar, o projeto do novo semanário, que vem sendo planejado há dois anos pela Editora Manifesto, pretende arregimentar assinantes e colaboradores em todo o país. Para isso estão sendo feitas reuniões como a desta segunda-feira na Casa do Jornalista; a primeira delas foi em São Paulo, no dia 27/1. Na sequência virá uma campanha de assinaturas.

Para levantar recursos para o jornal também estão sendo vendidos o livro “O impeachment de Dilma – A história do golpe parlamentar que tirou a presidente do comando do Poder Executivo do País”, escrito pelo próprio Raimundo Rodrigues Pereira, e um DVD com a coleção digitalizada das revistas Reportagem e Retrato do Brasi. São mais de 2 mil artigos em 176 edições, que compreendem o período de agosto de 1999 a janeiro de 2016. As compras podem ser feitas pela internet acessando este endereço: http://www.editoramanifesto.com.br/loja/index.php.

RRP explicou que o semanário, a exemplo do que fez o Movimento, vai formar equipes de repórteres e editores para produzir notícias e cobrir os acontecimentos, coisa que blogs de um jornalista só não tem condições de fazer. O jornal contará também com um Conselho Editorial.

Projeto editorial

O projeto editorial é de um semanário comprometido com a independência nacional, a democracia e a elevação do padrão de vida material e cultural dos trabalhadores, que acompanhe e interprete os acontecimentos econômicos, sociais, políticos, culturais etc. do país e do mundo numa perspectiva nacional, democrática e sobretudo popular.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, Kerison Lopes, enfatizou a importância de um semanário alternativo e de outras mídias para se contraporem à grande mídia, conhecida há tempos como PiG – partido da imprensa golpista – e que em 2016 confirmou a alcunha, ao apoiar o golpe. “Esta iniciativa pode contar com o apoio do Sindicato e dos jornalistas de Minas Gerais”, disse Kerison.

O presidente da Casa do Jornalista, Mauro Werkema, observou que há uma grande ansiedade pela construção de um projeto que una a esquerda e que o semanário proposto pode contribuir para isso. O vice-presidente da Casa, José Maria Rabêlo, elogiou RRP por sua grande coragem de lançar este projeto neste momento tão difícil. “Muitas vezes, o que parece difícil se mostra viável”, ressalvou Rabêlo, recordando a experiência do semanário alternativo Binômio, que circulou em Belo Horizonte nos anos 50 e 60 e do qual ele foi diretor.

Os telefones e endereços eletrônicos de contato com o projeto são: Brasília – (61) 9-9115-3659 e 3228-8046, e-mail: barroncas@sucessototal.com.br; Rio – (21) 9-6702-0504, e-mail: lia.imanishi@gmail.com ; São Paulo – (11) 5084-1952, e-mail: novo_projeto@editoramanifesto.com.br.

Na foto, de frente, Raimundo Rodrigues Pereira ao lado do presidente Kerison Lopes.

[31/1/17]

Veja também

Aos 84 anos, morre o jornalista Hélio Fraga

O jornalismo perdeu mais um de seus grandes nomes em Minas. Faleceu ontem, de complicações ...

Um comentário

  1. BOA TARDE,GOSTARIA DE PARTICIPAR DE REUNIOES ,EVENTOS DE VOCES.OBRIGADO..MARCIA….ME COMUNIQUEM QUANDO HOUVER…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *