Em reunião no Ministério do Trabalho, Hoje em Dia reconhece descumprimento da legislação trabalhista

0
49

Em reunião de mediação na Superintência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) realizada nesta terça-feira 25/1 com os sindicatos dos trabalhadores, representantes do jornal Hoje em Dia confirmaram descumprimento da legislação trabalhista pela empresa. Eles alegaram que o jornal passa por dificuldades financeiras e disseram que estão sendo feitos esforços para regularizar a situação. Informaram que os pagamentos retroativos referentes ao reajuste salarial, conforme previsto na Convenção Coletiva de Trabalho 2016/2017, estão sendo feito em três parcelas, a partir de janeiro.

A mediação do Ministério do Trabalho foi solicitada pelo Sindicatos dos Jornalistas e pelo Sindicato dos Empregados na Administração de Jornais e Revistas, diante do descumprimento da legislação trabalhista pelo Hoje em Dia. Na audiência, os sindicatos relataram os seguintes fatos: atrasos no pagamentos de salários; desconto e não repasse de mensalidades dos Sindicatos; atraso no pagamento de férias; desconto do vale-refeição e pagamento com atraso; descumprimento do prazo para pagamento dos retroativos; estagiários em número excessivo fazendo funções de profissionais.

No final do ano passado, os sindicatos já tinham denunciado à SRTE os seguintes itens: desconto do vale-alimentação no salário e não fornecimento do benefício aos trabalhadores; redução aleatória do banco de horas; pagamento do adicional noturno de forma indevida; trabalho em domingos e feriados; folgas de sábados descontadas no banco de horas; acrescimento de informações sem consentimento ou sem registro eletrônico de ponto; estagiário exercendo funções de jornalistas; acúmulo de funções; assentos sem manutenção, provocando problemas ergonômicos; duas primeiras horas extras de quem trabalha cinco horas lançadas na compensação.

Uma nova rodada de mediação foi marcada para o dia 9/2/17, às 15h, na SRTE.

[25/1/17]

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here